Certificou 71 alunos -

Secretaria de Justiça forma os primeiros Policiais Penais do Brasil

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) realizou a certificação de 71 alunos do primeiro Curso de Formação Inicial à Polícia Penal do Piauí e do Brasil, uma vez que a categoria de agente penitenciário foi reconhecida como Polícia Penal no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa.

O curso de formação iniciou em março e foi concluído neste mês. O certame foi ministrado pela Sejus através de sua Academia de Polícia Penal (Acadepen). Na grade curricular, disciplinas como Direitos Humanos, Execução Penal, Direito Administrativo, Escolta, Inteligência Penitenciária e outras.

Segundo Dino César, um dos policiais penais formados no curso, apesar das dificuldades e da pandemia enfrentada, a turma foi formada com êxito. “Foi um momento muito especial na vida de todos nós. Um êxito muito grande para a formação acadêmica de todos e, com certeza, sairão daqui profissionais excelentes para atuar na melhoria da segurança dos presídios do Piauí”, comentou o Policial Penal recém-formado.

O secretário de Justiça, Carlos Edilson, comentou sobre a importância desses profissionais que estarão atuando, em breve, no sistema prisional piauiense. “Foi um dia histórico para o sistema prisional do Piauí. São 71 policiais penais formados e reconhecidos dentro do Art. 144 da Constituição Federal que trata sobre a Segurança Pública. Esses profissionais fizeram uma formação de maestria e estão aptos a serem nomeados pelo Governador para atuarem em nossas unidades penais”, reiterou o Secretário de Justiça.

Dentre as autoridades presentes na solenidade, estiveram o diretor de Políticas Públicas do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Abel Barradas, o Deputado Federal Capitão Alberto Neto, presidente da Frente Mista de Desenvolvimento Estratégico do Sistema Penitenciário, Combate ao Narcotráfico e Crime Organizado no Brasil.

 

Fonte: Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco