Reúne pessoas do mundo todo -

Santa Cruz dos Milagres: destino de fé do Piauí chega a receber cerca de 100 mil fiéis por ano

Missa no Santuário de Santa Cruz dos Milagres
  Missa no Santuário de Santa Cruz dos Milagres Foto: reprodução

Santa Cruz dos Milagres é um município pequeno da região Centro do estado, com cerca de 3.800 habitantes, mas durante todo o ano é visitado por milhares de pessoas de diversos lugares do mundo, que buscam alcançar suas preces através da fé. A cidade que fica localizada a 180 km de Teresina e é o terceiro maior destino de fiéis do Nordeste, onde chagam a passar por ano cerca de 100 mil pessoas, atrás de Canindé e Juazeiro do Norte, ambas no Ceará.

UMA HISTÓRIA DE DOIS SÉCULOS
Segundo conta a história popular, há 200 anos um beato, também chamado de profeta, que naquele tempo andava de lugar em lugar, falando de penitência e outras devoções, encontrou com um vaqueiro local e o levou ao alto de um morro próximo, e ali, entregando a ele um cavador de madeira, mandou que abrisse um buraco na pedra bruta, que cobre quase todo o monte. Logo depois, o beato entrou na mata e voltou trazendo uma cruz de madeira feita por ele. O vaqueiro não havia cavado nada.

Santa Cruz dos Milagres
  Santa Cruz dos Milagres Foto: João Albert / Ccom

O profeta abaixou-se, traçou com o dedo um círculo na pedra, e com a mão, sacou um extrato dela, ficando aberto o buraco um tanto profundo e circular, como ainda pode ser visto ao lado da Igreja. Ali fincou a cruz e disse ao vaqueiro que, por aquele sinal, um dia aconteceriam maravilhas. Em seguida desceu o morro e já próximo ao rio São Nicolau, mostrou-lhe uma nascente de água, ou olho d’água, que o vaqueiro não conhecia, apesar de tantos anos campeando naquela região. Também falou que, por aquelas águas, até milagres haveriam de acontecer. 

Marco que representa o local da Cruz original
  Marco que representa o local da Cruz original

A história não relata ao certo se o profeta seguiu viagem ou simplesmente desapareceu. O vaqueiro voltou a sua vida normal após esse encontro, e foi esquecendo o incidente. Tempos depois, sua filha ficou doente, piorando cada vez mais, apesar das rezas, promessas e remédios caseiros.

Em meio ao desespero, o vaqueiro lembrou da cruz que ficara lá no morro. Levou a criança até lá, rezou com ela e depois, no olho d’água, deu-lhe um banho e a fez beber daquelas águas límpidas. Após isso voltou para casa com a filha completamente curada.

    Padre Valdiano e fiéis no olho d'água de Santa Cruz dos Milagres
    Padre Valdiano e fiéis no olho d'água de Santa Cruz dos Milagres

O Vaqueiro passou a contar a história a todos, da admiração e gratidão que o fato provocou, e de muitos outros “acontecimentos”. A partir daí surgiu uma devoção que já se espalhava por todo o Nordeste, acrescida cada dia por mais histórias, mais lendas e mais “casos”, atrações estas que levam milhares de pessoas a Santa Cruz dos Milagres todos os anos.

Santuário de Santa Cruz dos Milagres
  Santuário de Santa Cruz dos Milagres

MILAGRES ACONTECEM
Atualmente o santuário é cuidado pelos padres Almir Camelo, Raniery Moura e Valdiano Araújo, que em conversa com o 180graus relataram que o santuário é tido por muitos como último recurso de fé, onde as pessoas chegam desesperadas e muitas alcançam suas bênçãos. Depois retornam trazendo peças de madeira com as formas de braços, pernas, coração, cabeça, que simbolizam os milagres recebidos.

Recebemos fiéis de todos os lugares... Todos movidos pela fé na Cruz, pois é a fé que traz todos os milagres

“Recebemos fiéis de todos os lugares, alguns vem de São Paulo, Minas, Rio grande do Sul, Portugal, Suécia, Alemanha, Itália, entre outros. Todos movidos pela fé na Cruz, pois é a fé que traz todos os milagres”, declarou o padre Valdiano.

Prefeito Wilney e vaqueiros em frente a igreja Matriz
  Prefeito Wilney e vaqueiros em frente a igreja Matriz

O prefeito Wilney Moura tem buscado projetos e recursos para ampliar a estrutura do turismo, serviços ofertados e levar desenvolvimento, preservando a cultura religiosa.

Os Festejos de Santa Cruz dos Milagres iniciaram na última segunda-feira (04/09). O primeiro dia foi comemorado com a tradicional Festa do Vaqueiro, como homenagem a história local. As festividades continuarão até quinta-feira (14/09). No encerramento será realizada uma procissão pelas ruas do município, onde milhares de pessoas são aguardadas.

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco