Projeto Samuzinho -

SAMU utiliza bonecos de garrafa pet para praticar reanimação cardíaca

O que fazer no caso de parada cardíaca, em que a pessoa não responde aos chamados, não tem pulso e não respira?

    Foto:ascom/FMS

Para aprender a agir nesta situação, as 60 crianças do Projeto Samuzinho estão tendo aulas lúdicas no prédio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina e utilizando bonecos feitos de garrafa pet e retalhos de tecido para praticarem a compressão torácica.

A ideia partiu da instrutora do Projeto Samuzinho, Elisângela de Jesus. Ela explica que, em razão da grande quantidade de crianças que precisam praticar a reanimação cardíaca, buscou alternativas na Internet para aumentar a quantidade de bonecos nas aulas:“Vi que a resistência da garrafa pet é bem próxima à do tórax e que, no momento que a compressão é feita, gera um barulho que orienta até quanto ao ritmo do procedimento”, afirma.

A coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, Laurimary Caminha, ressalta que a utilização de bonecos recicláveis trouxe benefícios no processo de aprendizagem dos alunos:

“Os bonecos de garrafa pet podem substituir os de treino e, dependendo da quantidade de compressões feitas, respondem de forma satisfatória. Outro aspecto positivo é que as crianças aprendem, desde cedo, a importância da reciclagem para o planeta”, finaliza.

O que é Parada Cardíaca e como fazer a compressão cardíaca

A parada cardíaca acontece quando o coração para de bater de repente ou passa a bater muito devagar e de forma insuficiente. Neste caso, os primeiros socorros são essenciais  até a chegada do serviço especializado.

A Francina Amorim, diretora geral do SAMU, explica que é preciso acionar o SAMU e fazer a compressão cardíaca até a ambulância chegar, obedecendo as orientações do médico regulador do 192.

"Para fazer a compressão cardíaca, coloque rapidamente a vítima no chão e se posicione de joelhos ao lado dela. Então você deixa os seu braços retos, mãos entrelaçadas e comprime o tórax (na região entre os peitos) com o peso do seu corpo. As compressões devem ser fortes e num ritmo rápido, permitindo que o tórax retorne a posição após cada compressão. Este procedimento deve ser feito até a ambulância do SAMU chegar", finaliza Francina.

Fonte: AsCom/ Prefeitura

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco