Busca a satisfação do cliente -

Saiba o que é uma loja 'conceito': novas conexões com o consumidor

As relações de consumo têm se alterado, seja devido às novas tecnologias ou a uma consciência maior do consumidor. E isso exigiu também adaptações no varejo. O movimento das lojas conceito (concept store), que surgiu desde a década de 1990, ganha força na atualidade por aliar venda e experiência. Para grandes marcas, esses tipos de negócio são uma conversa entre o futuro e o presente do comércio. Nesses pontos de venda, o desafio é não só atrair o cliente até a loja, mas fazê-lo permanecer. As informações são do O Povo.

"A loja conceito fala da marca num futuro não obrigatoriamente próximo. É o local de testes de produtos, não só de vendas, mas de experiência. Coisas como realidade aumentada, parcerias com outras marcas em que é possível criar experiências diferenciadas", explica Roberto Kanter, professor dos MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele diz que, nesse contexto, há uma evolução, na qual o PDV (ponto de venda) se transforma em PDR (ponto de relacionamento) e, depois, em o PDX (ponto de experiência). "É o lugar onde as pessoas vão para a loja para se relacionar", afirma.

A projeção para este ano, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é que o varejo cresça 5,2% em relação a 2018. Por mais que os números ainda não cheguem aos patamares de 2014, antes da crise econômica no Brasil, por exemplo, isso coloca as grandes marcas, principalmente, na mira dos novos investimentos. E as lojas conceito estão entre eles.

Pádua Bracioli, professor da Faculdade CDL, em Fortaleza, onde foi criado um laboratório para a criação de lojas conceito, reforça o varejo precisam gerar um visual merchandising (ferramenta estratégica para trabalhar o ambiente do ponto de venda e atrair mais clientes) diferenciado, favorecendo a aproximação do público com a marca. "Uma loja conceito precisa ser correta, em todos os aspectos, sociais, econômicos, negociais e, sobretudo, na forma de gerir e executar o modelo proposto" acrescenta.

Mas quais são as vantagens em investir numa loja conceito? Especialistas do varejo apontam como os principais benefícios a fixação de marca e inovação. Apesar de a loja conceito de uma marca não ser o ponto exclusivamente focado na venda em si, ela reúne algo maior, que é o engajamento e o diálogo dos valores de um produto com o seu público-alvo. E, de alguma forma, isso também traz retorno financeiro.

Outra forma de comprar
Inaugurada no fim do ano passado em São Paulo, a nova loja da Hering, denominada Hering Experience, continuou vendendo calças, camisetas e acessórios. O que mudou foi a forma de comprar. Com o espelho interativo, que mostra toda a coleção da empresa de forma dinâmica, o cliente pode, ali mesmo, realizar a compra. Os provadores também oferecem comodidade aos visitantes que podem, por exemplo, solicitar outra peça a um vendedor a partir de um touchscreen. Quando o lançamento foi anunciado, em outubro de 2018, as ações da companhia acumularam alta de 17,78% naquele mês.

Roberto Kanter, professor dos MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV) ressalta que, além da experiência, cada vez mais a alta tecnologia também deve ser uma aliada desse tipo de negócio. Estudo global da consultoria Cognizant, divulgado recentemente, revela o que será do varejo nos próximos anos e como a tecnologia impactará nas estratégias das empresas até 2025.

Até lá, segundo a companhia, a distinção entre loja física e online deve desaparecer, com a consolidação da transformação. Tecnologias como realidade virtual, inteligência artificial e internet das coisas (IoT) terão forte presença no varejo, revolucionando o processo e experiência de compra, como já acontece em raros casos. "Para fazer, a empresa tem que ter muito capital, um colchão de segurança, senão morre antes de nascer. A loja tem que estar muito bem conceituada e aproveitar as oportunidades", diz Kanter.

Fortaleza terá a primeira farmácia conceito do Brasil

A rede cearense de farmácias Pague Menos, que hoje tem 1.200 unidades espalhadas pelo País, será a primeira do segmento a investir em uma loja conceito. Com 370 metros quadrados (m²), o equipamento ficará na Praia de Iracema. O negócio também terá um mix de produtos mais amplo para atender ao público, de turistas e atletas da região. A inauguração deverá ocorrer em junho deste ano.

De acordo com Patriciana Rodrigues, vice-presidente comercial da empresa, a meta é reforçar a proposta da marca de "viver a vida plenamente". Para isso, vão usar a tecnologia para uma estação de cuidados preventivos da saúde. Nela, os consumidores poderão fazer um monitoramento do peso e outros indicadores físicos. Além disso, haverá um consultório farmacêutico onde o paciente poderá armazenar os dados dos exames, últimas consultas e terá um acompanhamento se está seguindo as recomendações médicas.

O foco, explica, é na experiência e bem-estar. "Diferentemente do modelo tradicional, em que o consumidor só vai à farmácia quando está doente, a Pague Menos acredita que, lá, ele pode encontrar a qualidade de vida, um ambiente agradável", diz Patriciana. Leonardo Fontenele, CEO e diretor criativo da empresa de arquitetura Imagic, que realizou o projeto da loja, conta que a unidade reúne os elementos visuais da marca de forma moderna. Dentre eles, a fachada azul, linhas brancas e vermelhas.

"A arquitetura convida o consumidor a entrar, pois é aberta. O mais importante é que terá ainda experiências criadas para fortalecer o posicionamento da empresa, que é 'viva a vida plenamente", reforça. Dois equipamentos de avaliação corporal gratuita serão instalados. Isso significa que o cliente poderá verificar e entender como está de saúde física durante a ida à unidade. Outro ponto será uma "torre do conhecimento".

Segundo Leonardo, o equipamento manterá o consumidor atualizado sobre tendência por meio de vídeos, áudios e outras interações. "A Pague Menos está tendo a coragem de ser precursora. Ela, que já é líder no mercado, se reafirma na liderança diante desta competição feroz com esse posicionamento", avalia.

O investimento na loja conceito, cujo valor não foi divulgado, ocorre após a inauguração da milésima loja da rede. Com três andares e mais de 2 mil m² de área construída, a unidade é considerada a maior farmácia das Américas e oferece serviços diferenciados para os clientes, como gôndolas interativas, cafeteria, salão de beleza, consultórios farmacêuticos com serviço de exames rápidos e vacinação.

Perfil do negócio
Estudo divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que, nos últimos anos, diversas grifes multinacionais investiram em lojas conceito. A tendência chega ao Brasil para atender uma nova classe consumidora, que mudou hábitos de compras, tornando-se mais exigente quando se trata de qualidade de produto e serviço.

Características

  • Explora os atributos e valores da marca
  • Favorece a criação de conexões entre cliente, produtos e ambientes
  • Oferece diferenciais com customização, personalização e exclusividade de produtos
  • Investe em alta tecnologia, design, arquitetura, decoração, interatividade, com o objetivo de ampliar a experiência do cliente
  • Atendimento focado em consultoria especializada
  • Espaços interativos que favorecem a experimentação
  • Investindo no setor

Contato
Os vendedores devem ser treinados para terem conhecimento aprofundado do produto e da marca, bem como das últimas tendências e novidades da indústria de calçados.

Experimentação
A loja pode dispor de televisores, experiências de realidade virtual, som, iluminação e aroma agradável para aperfeiçoar a experiência do consumidor com a marca.

Tenha atenção no projeto arquitetônico
Nessa etapa, é relevante o empresário pensar como se fosse o seu cliente. Diferencie sua loja conceito a partir da tecnologia, praticidade, atendimento personalizado, interatividade, entre outros aspectos próprios que sua marca dispõe.

Defina o fluxo de exposição dos produtos
Em uma loja de calçados, por exemplo, os produtos podem ser expostos de duas maneiras.

Divulgação
No formato "galeria de arte", as peças criadas por designers podem ser colocadas em expositores apenas com o objetivo de encantar e chamar atenção do consumidor.

Vendas
Os calçados à venda ficam em setores específicos para serem comprados e beneficiam-se com o conceito de "arte" criado para atrair o consumidor.

Crie uma personalidade própria
A loja conceito pode agregar valor às experiências de compra, por meio da identidade visual da marca estabelecida. Essa função tem como finalidade estabelecer parâmetros e regras para o uso correto do logotipo e de seus elementos, organizando as informações para sua utilização. Portanto, estabeleça os elementos principais da sua marca em uma identidade visual, que represente a essência do seu negócio.

Invista em tecnologia e experiência
É comprovada a tendência dos consumidores passarem mais tempo em lojas conceitos. Por isso, é importante que esses espaços proporcionem interatividade. Catálogos virtuais, realidade aumentada, aplicativos que atuem em conjunto com o ponto de venda, entre outros.

Inove em espaços
Uma proposta que cabe ressaltar para ser aplicada a uma loja conceito é a criação de espaços diferenciados, que podem ser explorados em diferentes ocasiões, com o objetivo de estimular uma experiência de compra ainda maior. Dispor de espaços, como cafeterias, pequenas galerias de arte, espaços zen, livrarias, entre outros, são alternativas para deixar esse ambiente ainda mais atraente.

Fonte: Sebrae

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco