Na Região Nordeste -

SAF realiza oficina sobre Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, na última quarta-feira (14/07), uma oficina virtual para apresentar o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar do Nordeste (Siraf/NE) e capacitar gestores e técnicos do Estado ligados à agricultura familiar no estado.

Segundo Clébio Coutinho, diretor técnico do Projeto Viva o Semiárido (PVSA), o objetivo da oficina é formar multiplicadores e animadores do processo de cadastramento da produção dos agricultores, agricultoras familiares e suas organizações. “O Siraf é uma importante ferramenta que vai possibilitar organizar a oferta de produtos da agricultura familiar, ajudando na execução de políticas de apoio à comercialização, como o PAA, PAS e Pnae, além de abrir possibilidades de novos mercados para os produtos, pois o Siraf é uma vitrine da produção da agricultura familiar”, explica.

O gestor acrescenta que, nesse ambiente virtual, serão cadastrados toda a produção, o período de oferta e a quantidade ofertada pelos agricultores e suas formas organizativas.

O Siraf/NE facilita o acesso e qualifica as informações de mercado, agilizando os processos de compras governamentais e abrindo novos canais de comercialização. Além disso, contribui com o fortalecimento das cooperativas e associações da agricultura familiar, que serão responsáveis pela alimentação de sua base de dados, dando visibilidade à diversidade dos seus produtos e ao volume de sua produção.

Para a secretária de Estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos, o sistema é uma ferramenta que permitirá a resistência e a união dos agricultores e agricultoras familiares. “O Siraf irá fortalecer a agricultura familiar do Nordeste que tem o grande protagonismo da força e da luta dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. O sistema representa um avanço para toda a região, contribuindo para a valorização e incentivo à produção”, afirmou.

A capacitação foi ministrada pelo professor da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar do estado do Rio Grande do Norte (Sedraf), Francisco das Chagas Lima Junior e contou com a presença da secretária Patrícia Vasconcelos e mais 46 técnicos e gestores da SAF, Emater e Seplan.

Além de facilitar o acesso e qualificar as informações de mercado, agilizando os processos de compras governamentais e abrindo novos canais de comercialização com o setor privado, o Siraf irá contribuir com o fortalecimento das cooperativas e associações da agricultura familiar, que serão responsáveis pela alimentação de sua base de dados, dando visibilidade à diversidade dos seus produtos e ao volume de sua produção.

 

Fonte: Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco