Pelo canal do YouTube -

SAF participa do lançamento da cartilha para Cooperativas de Agricultura Familiar do Nordeste

A  Secretária de Estado da Agricultura Familiar (SAF) participou, na última quinta-feira (22/07), do lançamento da cartilha de Crédito para as Cooperativas da Agricultura Familiar do Nordeste e da assinatura da operação de crédito entre o Banco de Brasília (BRB) e a Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi). O lançamento foi realizado de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.

A cartilha de crédito para as Cooperativas da Agricultura Familiar do Nordeste traz informações que vão desde a montagem da cooperativa até a organização da parte financeira e de documentação. A cartilha tem dois objetivos principais: orientar as cooperativas para que tenham uma boa gestão e para que possam acessar recursos públicos por meio do Pronaf Agroindústria.

Para o governador e presidente do Consórcio dos Governadores do Nordeste, Wellington Dias, essa é mais uma oportunidade para as cooperativas do Nordeste, que projetam crescimento para alcançar novos mercados. “Eu fico muito feliz e emocionado com esse momento, pois essas são ações importantes para as cooperativas do Nordeste. No fórum, somos nove governadores de partidos diferentes, mas com um pensamento só: acreditamos no Nordeste. É a região que pode ser cada vez mais um exemplo de boas práticas para o Brasil se espelhar”, destacou o governador.

De acordo com o coordenador do Projeto Viva o Semiárido, Francisco das Chagas Ribeiro, essa é uma operação importante para fortalecimento das cooperativas e principalmente da agricultura familiar. “Esse é o primeiro contrato de crédito da plataforma criada por meio de uma parceria do Consórcio Nordeste com o BRB e foi exatamente uma cooperativa do Piauí. Essa é uma operação importante, pois abre espaço para um novo agente financeiro. Aqui no estado já temos os bancos e agora com a chegada do BRB é mais uma oportunidade de oferta de crédito para a agricultura familiar. Por outro lado, terá todo um processo de capacitação que vai fortalecer essas cooperativas no estado do Piauí”, destacou.

O evento contou com a presença do governador Wellington Dias; da secretária de estado da Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos e equipe da SAF; do presidente da Comapi, Felipe Joaquim; do secretário executivo do Consócio Nordeste, Carlos Gabas;  do presidente do Fórum de Gestores da Agricultura Familiar do Nordeste, De Assis Diniz, além de representantes do Fórum de Gestores e Gestoras do Nordeste, da  Câmara temática da agricultura familiar do Consorcio Nordeste, Fórum dos Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, Emater-PI, Emater-CE e Seplan-PI.

 

Fonte: Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco