Momento de cautela · 26/08/2020 - 13h51

Restaurantes populares do Estado continuam funcionando apenas para entrega de quentinhas


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) informa que os restaurantes Populares Estaduais O Betinho, a Cozinha da Uespi e Restaurante Popular Betinho – Grande Dirceu irão continuar funcionando apenas com o sistema de fornecimentos de quentinhas. A medida visa, além de garantir a segurança dos trabalhadores e usuários, assegurar que mais pessoas sejam atendidas.

Os restaurantes do Estado tiveram que alterar a forma de funcionamento durante a pandemia para se adequar aos decretos estadual e municipal. Dessa forma, conseguiu ampliar o número de pessoas atendidas, chegando a 1250 atendimentos no Betinho, 350 na Uespi e 400 no Dirceu.

O secretário da Sasc, Zé Santana, reforça que este é um momento de muita cautela.  “Nos reunimos e entendemos que o melhor é manter o atendimento da forma que está, pois, além de evitar aglomerações, podemos continuar atendendo uma quantidade maior de pessoas. Se reabrirmos o restaurante teremos que limitar o acesso e diminuir a quantidade de alimento fornecido e é justamente o que não queremos, pois sabemos que esse é um serviço básico e essencial para a população mais vulnerável”, diz o gestor, que ainda ressalta: “durante a pandemia nós conseguimos ampliar esse serviço. Antes, tínhamos apenas O Betinho e a Cozinha da Uespi funcionando, agora contamos também com o apoio da cozinha do Dirceu”.

A diretora de Segurança Alimentar e Erradicação da Fome da Sasc, Anne Campelo, explica que durante toda a pandemia medidas preventivas foram tomadas, obedecendo os decretos municipal e estadual. “Fizemos as readequações necessárias a fim de evitar a disseminação da Covid-19, sem deixar de atender a população. As refeições continuam sendo produzidas na matriz da empresa terceirizada que executa o serviço e tanto os refeitórios quanto as cozinhas dos restaurantes populares permanecerão fechados, atendendo apenas para o fornecimento das quentinhas”, explica Anne.

Os restaurantes atendem, além da população dos entornos, estudantes, profissionais liberais e pessoas em situação de vulnerabilidade social. A venda dos tickets, no valor de R$ 2, ocorre a partir das 8h e a entrega das quentinhas de 10h às 14h. No Restaurante O Betinho, a distribuição das refeições está sendo feita pelas entradas na Rua Sete de Setembro e Avenida Paissandu. Já no Restaurante da Uespi, a entrega está sendo realizada pela porta de acesso principal. E no Restaurante Popular Betinho – Grande Dirceu, que fica no Dirceu I, Quadra 84, próximo ao mercado público, a entrega é pela porta principal.

O cardápio será mantido de acordo com as dietas previamente elaboradas pelo setor de Nutrição dos Restaurantes Populares e as refeições produzidas observando e reforçando as medidas de boas práticas na fabricação de alimentos e medidas preventiva solicitadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), devido ao período isolamento social.


Fonte: Ascom Sasc

Comentários