Em Teresina e Piripiri -

Residentes da Uespi realizam treinamento nos hospitais de campanha em Teresina

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Universidade Estadual do Piauí (PRMSFC-Uespi) realiza treinamentos para profissionais de todos os hospitais de campanha de Teresina e no Hospital Regional de Piripiri.

As ações focam principalmente nos protocolos que devem ser seguidos nesses hospitais e na segurança do trabalhador e do paciente nesse momento de pandemia. O projeto é uma parceria com a Fundação Municipal de Saúde em todos os hospitais do município, inclusive nos Hospitais de Campanha. Os residentes estão há cerca de dois meses realizando os treinamentos e já capacitaram cerca de 400 profissionais da rede hospitalar municipal.

Ao todo, estão envolvidos nas ações 16 residentes das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, Educação Física e Nutrição. Nas atividades, os residentes buscam orientar sobre o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), aos profissionais que estão atuando na linha de frente no combate a Covid-19, enfatizando na forma correta de colocar e retirar esses equipamentos, como também, na higienização adequada das mãos, de acordo com os órgãos oficiais, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde.

O coordenador do PRMSFC, Vinícius Oliveira, explica que especificamente nos hospitais de campanha, por serem unidades hospitalares móveis e montadas temporariamente, a Residência também auxilia nos protocolos que os profissionais devem seguir. “As atividades são feitas como oficinas, onde os residentes vão aplicando as ações na prática e os profissionais reproduzem. Além disso, será disponibilizado um material on-line dessas técnicas com orientações do Organização Mundial da Saúde e a Vigilância Sanitária, expandindo essas técnicas”, pontua.

A residente de Enfermagem, Suzy Romere Alencar, acrescenta que nesse momento a saúde do trabalhador também precisa ser priorizada e, mais do que nunca, precisam unir forças para vencer os desafios do momento atual. “De acordo com pesquisas realizadas recentemente, podemos observar que o número de profissionais da saúde contaminados cresce a cada dia, sendo assim, a nossa intenção é levar essas orientações para que dessa forma possamos evitar que mais profissionais se contaminem. Buscamos também, conscientizar e sensibilizar esses profissionais a realizarem a racionalização dos EPIs, ou seja, evitar a utilização desnecessária de determinado EPI, uma vez que estamos em um momento atípico, onde há uma escassez mundial relacionada a esses equipamentos”, destaca.

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Uespi é um programa que caracteriza-se como educação para o trabalho, através de aprendizagem em serviço. Nesse momento, os residentes e seus preceptores estão trabalhando também para otimizar o sistema de Saúde Pública para a sociedade.

Segurança e Saúde do Trabalhador 

Além das ações desenvolvidas nos hospitais de campanha, as Residências Multiprofissionais realizam atividades nas Unidades Básica de Saúde (UBS) e em outros hospitais com capacitações que garantem a Segurança do trabalhador. Ao todo, os programas já contemplaram mais de 1.000 profissionais da saúde.

As ações objetivam chegar a todos os hospitais. No momento, os residentes estão atuando nas UBS do Cristo Rei e Monte Castelo com o intuito de conscientizar sobre a importância do emprego de técnicas adequadas, preconizadas por Órgãos e Agências Reguladoras Nacionais, a fim de reduzir a exposição e contaminação de profissionais e o desperdício de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

De acordo com a tutora da Residência Multiprofissional, Andrea Lima,  o projeto “Trabalhador Cuidado é Trabalhador Protegido” é um desses projetos de assistência ao profissional. Os estudantes realizam ações para minimizar os vários fatores estressores que sobrecarregam os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente no enfrentamento à Covid- 19 e contribuir na melhoria da qualidade de vida destes profissionais.

“Estamos fazendo técnicas de relaxamento, respiração consciente, frases positivas, exercícios, alongamentos e um trabalho para melhorar a atenção emocional e motivacional desses profissionais que têm contato direto com os enfermos. Atuam com a gente residentes das áreas de Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Fisioterapia e Serviço Social, que agem em conjunto para melhor atender esses profissionais da saúde”, diz.

A tutora e professora afirma que mais do que nunca temos que dar atenção à esses profissionais. Além desse, as Residências também atuam na entrega de materiais educativos e um atendimento psicológico on-line para toda a população.

Fonte: Com informações da CCOM

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco