
Projeto Maria da Penha nas Escolas realiza atividade no Colégio Técnico de Teresina
Em alusão à “Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher” e à campanha “Março Mulher — Sem assédio moral e sexual”, a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) realizará uma palestra no Colégio Técnico de Teresina (CTT-UFPI) nesta sexta-feira (14/03). O momento está previsto para iniciar às 9h na instituição.
A atividade envolve o projeto Maria da Penha nas Escolas, iniciativa da Sempi, e leva informações sobre os direitos e leis pensadas para as mulheres, assim como oportuniza reflexões frente ao enfrentamento à violência de gênero a meninas e meninos inseridos no ambiente escolar.
A diretora de Planejamento da Sempi, Ivana Amorim, chama a atenção para a importância de levar essa discussão aos adolescentes. “A adolescência é um momento dessa formação de personalidade, de identidade, de se encontrar no mundo. Então, quando você entende, principalmente no que diz respeito à prevenção da violência, quando você leva essa informação, eles acabam se tornando militantes no enfrentamento à violência. Eles vão ser, com certeza, agentes importantes ao respeito para com as mulheres piauienses”.
Já a coordenadora do Programa Mulheres do Campo, das Águas e da Floresta da Sempi, Adeliane Martins, diz que o momento deve envolver também todo o corpo técnico da instituição em prol da segurança e dignidade da mulher. “Para nós que construímos a Sempi, é muito importante estarmos levando essas informações sobre a lei Maria da Penha e sobre os tipos de violência para esse público que, muitas vezes, não tem conhecimento sobre o assunto”, diz.
Para além da palestra, a equipe realizará a entrega de materiais educativos que exibem os tipos de violência e os canais de ajuda, assim como reflexões sobre a lei Maria da Penha. O momento visa desenvolver reflexões críticas que preparem os estudantes para o enfrentamento a todos os tipos de violência, tanto dentro como fora do meio escolar.
Fonte: Governo do Piauí