
Prevenção comunitária do Piauí ganha destaque em conferência internacional sobre clima
Nesta terça-feira (13/05), a Defesa Civil do Piauí participará da “19ª Conferência Internacional sobre Adaptação Comunitária às Mudanças Climáticas (CBA19)”, que será realizada em Recife (PE). O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, integrará o painel da conferência, onde apresentará a palestra intitulada "A experiência da articulação entre política de proteção e defesa civil com o PCRA para ações de prevenção de riscos nas comunidades".
Durante sua fala, Werton Costa destacará a experiência do Piauí na implementação de ações de prevenção nas comunidades periféricas, com foco na abordagem participativa. Ele enfatizará a importância do engajamento da população na compreensão dos riscos e na elaboração de seus próprios mapas de risco, como parte do projeto inovador denominado Mapeamento Comunitário de Riscos.

O evento reunirá centenas de participantes comprometidos em promover ações climáticas lideradas pelas comunidades. A programação se estenderá até o dia 16 e contará com sessões paralelas que abordarão os temas "Ação de adaptação liderada localmente", "Urbano" e "Natureza". Além disso, serão realizadas visitas a projetos e comunidades locais, e um fórum será organizado para reunir as principais mensagens de cada tema, com o objetivo de identificar ações e propostas a serem apresentadas na COP30.
A Defesa Civil Estadual está implementando o programa "Defesa Civil Prepara", um curso de formação direcionado a líderes comunitários, com o objetivo de capacitar esses profissionais para atuar como parceiros e multiplicadores nas ações preventivas, focando na percepção de riscos, gestão e mapeamento. O projeto aborda temas como mudanças climáticas e percepção de riscos, além de oferecer oficinas de primeiros socorros, especialmente voltadas para comunidades periféricas.
Fonte: Governo do Piauí