Setor carcerário -

Presídios do Piauí terão novo sistema de classificação de presos

O secretário de Justiça, Daniel Oliveira, reuniu-se, nesta quinta-feira (15), com os diretores e gerentes de todas as unidades do sistema penitenciário do Piauí. O encontro tratou de reforços em ações nos presídios do estado, dentre elas o levantamento de informações de inteligência e a divisão de presos seguindo metodologias usadas por países referência no setor carcerário.

“Reforçarmos nossas metas e garantimos encaminhamento das ações de segurança no sistema penitenciário, com foco na implantação do sistema de classificação de presos de acordo com os níveis de periculosidade. É modernidade nos presídios e tranquilidade para a população”, assegurou o secretário de Justiça, Daniel Oliveira.

Vários países do mundo, dentre eles o Canadá, distribuem seus presos seguindo a relação entre crime e criminoso. Os detentos são divididos em celas de acordo com seus crimes e com um nível de risco, se são alto médio ou de baixo risco. O sistema de classificação é uma forma de impedir que um criminoso de alta periculosidade absorva presos de menor risco para suas organizações criminosas.

Outro ponto ligado à inteligência policial penitenciária está o monitoramento georreferenciado dos detentos que vai relacionar a entrada e as transferências de presos e cruzar essas informações com a inteligência de outras unidades prisionais do Piauí e de estados vizinhos.
 
Sistema Nacional

As ações são encaminhamento das decisões apontadas pelo colegiado de Secretários Estaduais de Justiça e aprovadas pelo Fórum de Governadores do Nordeste, que se reuniu no início deste mês em Teresina, e firmou o Sistema Único e Nacional de Segurança Pública.

Em Fortaleza, nesta quinta (15), o governador Wellington Dias e outros chefes de executivo estaduais anunciaram a implantação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional do Nordeste, que vai reunir informações dos órgãos ligados à Segurança e Justiça dos estados.

Cadeia Pública de Altos

Na próxima segunda-feira (19), o governador Wellington Dias e o secretário Daniel Oliveira visitarão as obras da cadeia Pública de Altos. A entrega da obra é uma das principais metas da Secretaria de Justiça.

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco