Aumento no risco -

Prefeitura reforça orientações de destinação correta para podas de árvores

O mês de dezembro trouxe muitas chuvas para a cidade de Teresina e com elas o aumento no risco de quedas de árvores em zonas urbanas, que podem causar acidentes, transtorno no trânsito e falta de energia. Dessa forma, o teresinense já está incluindo a poda de árvores em sua programação de fim de ano evitando riscos e danos à população.

De acordo com Vicente Moreira, secretário executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), o verão se aproxima e para o teresinense, ao contrário de muito sol, a expectativa é sempre chuvas intensas.

“As chuvas chegaram mais cedo este ano e já é possível perceber a população fazendo a poda de árvores em suas casas e calçadas. Sempre gostamos de reforçar, neste período, que os restos de poda de até 1m³, gerados pelos populares, devem ser dispostos em um dos 35 Pontos de Recebimentos de Resíduos (PRRs) distribuídos pela capital e não em terrenos baldios, praças, canteiros centrais ou colocados para serem recolhidos na coleta domiciliar”, pontua o gestor.

Vicente Moreira ainda explica que os PRRs coletam, por mês, cerca de 2 mil toneladas de material e estão dispostos em todas as zonas da capital em meio as áreas de terrenos baldios com o intuito de que a população disponha os resíduos de poda, capina, restos de material de construção e móveis velhos nos PRRs e não nos terrenos.

“No passado, mapeamos mais de 101 focos de terrenos baldios que eram utilizados como lixões pela população. Para acabar com essas disposições incorretas, instalamos contêinere em pontos estratégicos que pudessem atender todos esses focos, a fim de receber os resíduos da população e coibir a formação de lixões a céu aberto. Dessa forma, não existe motivo para o teresinense dispor dos seus resíduos de poda em outro lugar. Também reforçamos que jogar qualquer tipo de resíduo em local inapropriado é contra o Código de Postura do Município e passível de penalidades”, completou o secretário executivo.

Coleta de Poda
A Prefeitura informa que a população pode solicitar a coleta de restos de poda acima de 1m³ para ser feita em domicílio. Basta entrar em contato com a SDU da sua região e solicitar o recolhimento, mediante pagamento de uma taxa estipulada de acordo com o volume do material a ser coletado.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco