Distribuição para servidores -

Prefeitura de Teresina criará cartilha de combate ao assédio moral e sexual

Integrantes da Câmara de Gestão e Monitoramento de Políticas para Mulheres, composta por representantes dos órgãos da Prefeitura de Teresina, se reuniram, nesta quarta-feira (13/06), para discutir sobre a criação de uma cartilha de combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.

Nara Porto, gerente de Controle de Gestão da Secretaria Municipal de Administração (Sema) e integrante da Câmara, destaca que o material informativo será distribuído entre os servidores públicos municipais e tem como público alvo homens e mulheres.

“Se a ação educativa envolver somente as mulheres, nós estaremos orientando sobre as maneiras como elas podem identificar o assédio, mas deixaremos de fora os assediadores. Por isso, é importante também reeducar os homens”, explica Nara.

Inicialmente inspirada em um modelo do Senado Federal, a cartilha está em processo de elaboração e adaptação à realidade local. Além disso, a Câmara discute como será feita a apresentação do material informativo em todos os setores da Prefeitura. Para isso, no próximo dia 27 de junho haverá uma nova reunião para apresentação de ideias a serem incluídas na cartilha.

“Hoje nós conhecemos o modelo da cartilha do Senado, que possui 25 páginas com textos e ilustrações sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, mas, para adequá-la a Teresina, nós vamos estudar o que pode ser mudado. Na próxima reunião, traremos as propostas de mudanças e vamos decidir como será feita a apresentação do documento para o servidores, se será através de oficina ou palestra”, acrescenta Nara.

A Câmara de Gestão e Monitoramento de Políticas para Mulheres é composta por dois representantes de cada órgão da Prefeitura, um titular e um suplente. Desde o dia 8 de março deste ano, Dia Internacional da Mulher, data em que houve a nomeação dos representantes da Câmara, as reuniões acontecem mensalmente para elaboração e discussão das ações a serem realizadas.

Na reunião de hoje participaram duas representantes da Procuradoria Geral Do Município (PGM), Yaina Zanny e Júlia Maria, a representante da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), Lísian Priscilla, a representante da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), Gabriela Freitas, e as duas representantes da Sema, Nara Porto e Karina Araújo.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco