Encontro com parceiros · 14/01/2022 - 17h09

Prefeitura de Teresina apresenta resultados do Projeto Observatório do Transporte


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Teresina, através do Departamento Agenda Teresina 2030, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), realiza na próxima segunda e terça-feira (17/01), o encerramento do Projeto do Observatório do Transporte. O encontro com parceiros externos e membros da gestão municipal tem como objetivo a apresentação dos resultados, estratégias de escalabilidade e o produto final que abrange três soluções para o sistema teresinense.

Três grupos foram selecionados e receberam apoio especializado, treinamentos e suporte financeiro para o desenvolvimento de protótipos dessas soluções tecnológicas. Os grupos atuam com ‘Solução digital para manutenção das frotas de ônibus pelos motoristas em contato direto com as garagens da empresa’; ‘Sistema que visa a organização e otimização de rotas dos ônibus’; Sistema de gestão de indicadores de qualidade para auxiliar na tomada de decisões pelos gestores’.

“O projeto apresentou provas de conceito que comprovam que as soluções desenvolvidas são viáveis e ajudarão, através da tecnologia, o desenvolvimento de ações para melhorar a gestão do transporte público na cidade. A busca agora será a implementação de um projeto piloto e depois no sistema como um todo”, pontua Cíntia Bartz, coordenadora do Departamento Agenda Teresina 2030”.

Na segunda-feira (17/01), a Prefeitura de Teresina e o corpo técnico da Semplan, Strans, Prodater e Secretaria da Mulher se reúnem para a apresentação dos resultados junto aos parceiros externos, como membros da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), além do consórcio Systra/Unifor e a Despacio, que foram consultores no desenvolvimento do projeto.

Já na terça-feira, a partir das 11h, a equipe da Agenda Teresina 2030, coordena uma ação de urbanismo tático na Avenida Frei Serafim. O encontro também contará com uma Oficina de Oficina de General Transit Feed Specification (GTFS) – em português, Especificação Geral de Feeds de Transporte Público – a linguagem mais utilizada para a exibição de informações do transporte no mundo.


Fonte: Prefeitura de Teresina

Comentários