Vídeo -

Praia de Peruíbe amanhece com centenas de peixes mortos na areia

A praia de Peruíbe, no litoral de São Paulo, amanheceu com a faixa de areia repleta de centenas de peixes mortos neste sábado (08/03). Moradores da região registraram a cena e compartilharam nas redes sociais.

Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito Felipe Bernardo e o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Ribas, estiveram no local. Em um vídeo publicado no Instagram, Felipe relacionou o episódio à pesca predatória. O secretário descartou a possibilidade de poluição e maré vermelha, já que apenas uma espécie de peixe foi encontrada sem vida.

O biólogo do Instituto Ambiecco, Thiago Nascimento, afirmou que há fortes indícios de que se trate do descarte de pesca industrial de parelha, feita por embarcações provenientes de Santa Catarina que operam no litoral paulista.

Ele destacou que a espécie bagre-branco não é descartada pela pesca artesanal local. O instituto pretende encaminhar, nesta segunda-feira (10/03), um ofício aos órgãos competentes solicitando providências.

De acordo com Thiago, há anos não se testemunhava um crime ambiental dessa magnitude nas praias de Peruíbe, embora não seja um evento inédito. “É algo recorrente, mas sabemos que, muitas vezes, a pesca industrial é direcionada para determinadas espécies. Então, quando capturam peixes sem valor comercial significativo, os pescadores acabam descartando”, explicou.

Fonte: Metrópoles

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco