-

PPP de saneamento garante água para comunidades rurais

Em agosto do ano passado, a Águas de Teresina assumiu o serviço de abastecimento dos núcleos urbanos da Usina Santana, Cerâmica Cil e Taboca do Pau Ferrado, localizados em áreas mais afastadas e que enfrentavam constantes problemas de desabastecimento. São 14 mil pessoas beneficiadas com acesso a água tratada diariamente nessas comunidades, o que representa mais saúde e qualidade de vida para as famílias.

Na Taboca, além de implantar novas redes de distribuição, a Águas de Teresina também realiza a substituição das tubulações que abastecem as casas do povoado, melhorando a pressão da água. Todas essas ações foram pensadas e estão sendo executadas com foco na redução de perdas de água, auxiliando no abastecimento regular e evitando desperdícios.

Para Clara Leane Pereira de Sá, presidente do conselho comunitário do conjunto PSH Tabocas e coordenadora da Capela de Nossa Senhoras das Graças, a realidade mudou muito com a atuação da Águas de Teresina na comunidade. Cleane mora na quadra mais alta do Tabocas e afirma que a situação melhorou muito.

“Antes a gente ficava até quatro dias sem ver água nas torneiras, tínhamos que sair de casa atrás de água. Nós tínhamos um poço, mas a demanda aumentou com a chegada de mais moradores de várias ocupações que chegaram ao redor do conjunto. Mas com a vinda da Águas de Teresina, que cavou mais um poço, a água é boa e não falta. Agora é uma situação mais confortável”, conta.

Lourival Bispo, morador e líder comunitário na Cerâmica Cil, diz que é gratificante ver a Águas de Teresina investir na região levando mais dignidade para a nossa comunidade. “As equipes estão trabalhando dia e noite e já sentimos as melhorias. Nossa expectativa é muito boa, pois agora teremos água de qualidade, pagando por uma conta justa”, comenta.

Fonte: Governo do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco