De capitão para major -

Policial que agrediu estudante com cassetete na testa é promovido 'por merecimento'

O policial militar Augusto Sampaio de Oliveira Neto foi promovido por merecimento por meio de decreto assinado pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). O militar responde na Justiça por quebrar um cassetete na testa do estudante universitário Mateus Ferreira da Silva, durante uma manifestação no centro de Goiânia, em abril de 2017. As informações são do G1.

Conforme o Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (17/06), Sampaio passou de capitão para major. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que, junto com ele, foram 378 policiais promovidos.

Sequência de fotos mostra que cassetete de PM quebrou durante agressão a estudante, em Goiás
Sequência de fotos mostra que cassetete de PM quebrou durante agressão a estudante, em Goiás     Foto: Arquivo pessoal/Luiz da Luz

A matéria destaca que Mateus, atualmente com 35 anos, diz ainda sofrer com sequelas da agressão e fala que recebeu "com perplexidade" a promoção por merecimento do policial. Já a defesa do agora major diz que não há nenhuma irregularidade.

A Lei Estadual n.° 8.000/1975, que traz os critérios e as condições de promoção dos oficiais da ativa da Polícia Militar, diz, no artigo 30, inciso IV, que quem estiver respondendo a inquérito por crime não poderá ser beneficiado. No entanto, a lei informa que a decisão ficará a critério da Comissão de Promoção de Oficiais (CPO), que, segundo a SSP, decidiu pela promoção.

O advogado de Mateus, Bruno Aurélio Rodrigues, diz que já estuda as “medidas judiciais cabíveis para questionar a promoção”.

Para a defesa de Augusto Sampaio de Oliveira Neto, além de não existir nenhuma irregularidade, o policial tem todos os requisitos para a promoção.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco