Quase todas foram ao chão -

Polícia investiga o corte de várias árvores em praça no bairro Saci, zona Sul de THE

Na manhã desta segunda-feira (18/02) equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Seman), da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU-Sul) e da Delegacia de Combate a Crimes Ambientais atenderam ocorrência na Praça Gentil Macêdo, no bairro Saci, ode praticamente todas as árvores do local foram cortadas.

As árvores, entre espécies nativas e frutíferas, foram submetidas a um processo de mutilação, realizado sem qualquer tipo de autorização e acompanhamento dos órgãos municipais. 

O secretário da SEMAM, Olavo Braz, esteve na praça pública e constatou que se trata de um crime ambiental. No caso, cabe à Prefeitura de Teresina realizar o trabalho de recomposição arbórea e limpeza do espaço.

 "O ato se caracteriza como crime ambiental, o que é papel, por exemplo, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, que investiga, apura e pune. O município tem a responsabilidade de reestruturar o espaço, fazendo a limpeza e replantio. Além disso, vamos elaborar um laudo técnico e encaminhá-lo ao Ministério Público do Estado do Piauí", destacou o gestor.

O gerente de Fiscalização da SDU Sul, Rogério Rodrigues, também esteve na praça e identificou as medidas que devem ser adotadas pela pasta. “Como já foi registrado tudo e catalogadas as espécies do local, nós vamos recolher todo material deixado na praça. Isso ajuda a evitar problemas maiores, como um incêndio”, explicou.

As árvores, que não apresentavam sinais de problemas fitossanitários, por exemplo, existiam na praça há mais de 35 anos, desde a inauguração do local, em 1983. O espaço público é uma área em que os moradores mantêm uma relação afetiva, onde muitos relatam que desfrutam do espaço para fins de socialização.

Sobre o fato, a titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Delegada Edenilza Viana informou que tomou conhecimento da ocorrência e que a polícia esteve no local, constatando o desmatamento, ouviu os moradores do entorno da praça e está investigando para identificar o possível autor ou autores do crime ambiental. 

A Secretaria de Meio Ambiente foi oficiada para realizar um levantamento da quantidade e espécies que foram cortadas. O responsável ou responsáveis pelo desmatamento será intimado e poderá ser indiciado de acordo com a Lei de Crimes Ambientais.

    Imagem: Divulgação/Semam
    Imagem: Divulgação/Semam
    Imagem: Divulgação/Semam

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco