
PMs são indiciados por matarem homem em surto com mais de 40 tiros
Quatro policiais militares foram responsabilizados pela morte de um colombiano, atingido por dezenas de tiros em um apartamento no centro da capital paulista. Os agentes encontraram o homem em meio a um aparente surto, enquanto esfaqueava um cachorro, no dia 24 de dezembro, véspera de Natal.
Segundo a perícia, 44 disparos foram efetuados contra o homem e também contra o animal. O estrangeiro sofreu 35 perfurações. Ambos faleceram.
PMs indiciados
"Os policiais foram indiciados por homicídio. Deixaram o local cientes do indiciamento. Comunicamos a corregedoria, e eles foram afastados", afirma Ivalda Aleixo, diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ao Metrópoles. "Estamos aguardando laudos. Solicitamos exame toxicológico. O laudo necroscópico definitivo ainda não chegou, apenas o preliminar", acrescenta a delegada.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os envolvidos estão sendo investigados por meio de um inquérito policial militar. “A PM não admite desvios de conduta por parte de seus agentes e aplica sanções rigorosas aos que violam os protocolos da corporação”, declarou a pasta em nota.
O estrangeiro morto não possuía familiares no Brasil. Com o apoio do Consulado Geral da Colômbia, os parentes conseguiram a liberação do corpo.
Câmeras corporais
O conteúdo das câmeras corporais dos PMs foi divulgado por veículos de imprensa. Nas imagens, observa-se que cerca de 10 policiais participaram da ação. Do corredor do prédio, com a porta aberta, eles dialogaram com o colombiano, que estava sentado no chão do apartamento.
Com uma faca na mão, o morador ameaçou um dos agentes que tentou se aproximar. Um dos policiais chegou a segurar um dispositivo de choque, mas não o utilizou. Em seguida, os disparos letais foram efetuados contra o homem e o cachorro. Após a ação, os PMs discutiram como relatar o caso às autoridades, distorcendo os fatos e alegando legítima defesa.
Fonte: Metrópoles