Ação contra ilegalidades -

PM vai fiscalizar a atuação de falsos profissionais de Educação Física em Teresina

A Polícia Militar do Piauí vai passar a fiscalizar a atuação de falsos profissionais de educação física que atuam em parques e locais públicos de Teresina.

Segundo matéria da TV Cidade Verde, a ação é uma parceria com o o Conselho Regional de Educação e tem como objetivo coibir práticas irregulares da profissão durante o retorno gradual das atividades.

Danny Queiroz, presidente do CREF, disse em entrevista que a parceria vai facilitar as fiscalizações. Segundo ele, há muitos casos de pessoas que não tem a formação necessária e que atuam prescrevendo exercícios.

Com a reabertura gradual de espaços pública, muitas pessoas retomam as atividades físicas e precisam da orientação de um profissional.

Quem for flagrado atuando de forma ilegal, será autuado, levado à delegacia, onde será feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência, depois será marcada uma audiência onde o juiz define a pena.

Reabertura do Parque da Cidadania
Com informações da PMT
O Parque da Cidadania será o único a abrir nesta semana, quando for iniciada a Fase 2 da retomada das atividades econômicas em Teresina. A reabertura acontecerá de forma experimental no dia 30 de julho, com limite de dias e horas de funcionamento, além de seguir um protocolo específico de medidas para minimizar os riscos de contágio pela Covid-19. Os demais parques seguem fechados.

No Parque da Cidadania será permitida, exclusivamente, a realização de atividades físicas e individuais ao ar livre. O local só abrirá de quinta a domingo, durante seis horas diárias (das 6h às 9h e das 16h às 19h), com ocupação de até 50% das áreas. O acesso ao espaço será feito somente pelo portão próximo ao estacionamento.

Quem for ao parque deverá cumprir normas de comportamento, higiene e segurança, tais como: o uso obrigatório de máscara de proteção facial para entrar e permanecer no local, respeito às demarcações feitas nos espaços para garantir o distanciamento e realização de atividades físicas de modo individualizado. No parque também será disponibilizado álcool gel no portão de acesso e produtos básicos para higiene das mãos nos banheiros. Além disso, em toda a área serão afixados alertas visuais, como placas e cartazes, contendo orientações para o público.

Caminhadas, corridas, alongamentos, circuitos, ciclismo e treinos funcionais, por exemplo, estão entre as atividades físicas que podem ser realizadas. A exigência é que sejam feitas de modo individual para evitar contato físico e mantendo o distanciamento de dois metros entre os praticantes. 

Permanece proibido o uso das quadras esportivas, academia popular e playground, já que são estruturas de uso compartilhado e que não favorecem a manutenção das medidas de higiene e segurança. “Além disso, seguem fechados os quiosques de vendas de alimentos e similares e fica proibido o comércio irregular na parte externa do local”, esclarece Olavo Braz.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco