Na área habitável -

Planeta se parece tanto com a terra que cientistas dizem que pode abrigar vida

A busca por vida fora da terra tem se tornado cada vez mais possível, cientistas se concentram em procurar planetas com características semelhantes ao planeta Terra presentes em outros sistemas que nos rodeiam.

Diante dessas investigações pelo espaço, o planeta Kepler-186f tem chamado bastante atenção por conta da sua similaridade com a Terra. Kepler foi descoberto em 2014 pelo Observatório Espacial Kepler. Esse exoplaneta (todos aqueles que orbitam uma estrela que não seja o Sol. Sendo assim, pertencem a um sistema planetário diferente do nosso), está a 500 anos luz da Terra e possuí tamanho similar ao nosso plante.

Ele está localizado no sistema Kepler-186 (na constelação Cygnus), onde é acompanhado por quatro outros planetas e todos giram em torno de uma estrela com metade do tamanho e massa do nosso Sol.

Outra característica que também chamou a atenção foi o seu posicionamento, na zona habitável no seu sistema. Isso significa que ele está em uma distância apropriada, para não queimar e nem congelar.

    NASA AMES/JPL-CALTECH/R. HURT

Seu sol ao meio-dia se parece com o nosso quando resta uma hora até o anoitecer. Outro elemento que tem Kepler-186f para ser localizado na chamada zona habitável é que em sua superfície é possível acumular poças de água.

Agora, acredita-se que o Kepler-186f também poderia ter temperaturas e um clima mutáveis como o da Terra. Um estudo do Harvard-Smithsonian Astro-Physics Center e do Georgia Institute of Technology simulou a inclinação do "primo" da Terra para aprender mais sobre seus movimentos. (O pesquisador Thomas Barclay foi quem o definiu como primo e não como irmão ou gêmeo).

Com esses cálculos, os especialistas descobriram que o Kepler-186f tem um eixo inclinado e estável como o do nosso planeta. Esse ângulo faz com que a luz que ele recebe varie durante sua órbita em torno de sua estrela, o que, em teoria, daria estações com climas diferentes que se repetem.

Por todas estas razões (até agora), considera-se que este planeta é o mais semelhante ao nosso. Se abriga vida, é algo que ainda está longe de ser conhecido, mas

Fonte: VIX.com

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco