
PF prende líder de organização criminosa ligada à milícia no RJ
A Polícia Federal (PF) prendeu, na manhã desta quarta-feira (02/07), o líder de uma organização criminosa ligada à milícia, investigada por fraudes em postos de combustíveis. O homem foi localizado e detido na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ação faz parte de uma operação deflagrada com base em investigações iniciadas após uma ofensiva da PF em agosto de 2022, que desmantelou uma quadrilha miliciana atuante na região.

Segundo a corporação, as apurações mais recentes apontam que o preso, além de já ter envolvimento com milicianos, operava atualmente em esquemas criminosos por meio de práticas fraudulentas em estabelecimentos de revenda de combustíveis. O objetivo era lavar dinheiro e movimentar recursos ilícitos, alimentando a atuação de grupos armados na capital fluminense e em outras regiões.
Durante a operação desta quarta, foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro — como Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Itaguaí, Mangaratiba, Resende e Armação dos Búzios —, além de cidades mineiras, como Belo Horizonte e Juiz de Fora. Também foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra o suspeito.
A Justiça determinou ainda o sequestro de bens e valores que somam até R$ 35 milhões. A operação contou com o apoio de cerca de 70 agentes da PF e da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ), integrados à Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-RJ), que atua na repressão a grandes esquemas de criminalidade no estado.