35,3% dos visitantes -

Paulistas lideram visitação à Ponte Estaiada

O Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada reabriu para os visitantes no último dia 28 de agosto, após uma reforma que deixou o espaço ainda mais estruturado e agradável para receber os visitantes. Assim, a procura pela visitação de residentes em Teresina, e também dos turistas que estiveram em visita a capital, foi intensa.

    Ascom Semdec

Foi constatado, através de pesquisa realizada pela Central de Atendimento ao Turista (CAT), da Ponte Estaiada, que os visitantes que estiveram no local e responderam o questionário eram, em sua maioria, oriundos de São Paulo (35,3%), seguidos do Paraná (14,7%), Pernambuco (11,8%) e Suécia (2,9%). A permanência média desses turistas em Teresina foi de seis dias, o que gerou um gasto médio, no período de permanência na cidade, equivalente a $2.343,33, sendo $390,00 reais por dia.

“Considerando-se uma tendência nacional, as pessoas estão viajando, em sua maioria, motivadas pelo lazer, em busca de passeios em suas férias”, disse Mércia Brito, a Gerente de Turismo da Coordenação Especial de Turismo da SEMDEC. “Em Teresina, não foi diferente do restante do Brasil, pois 58,8% dos visitantes que estiveram no CAT Ponte Estaiada responderam que foram motivados pelo lazer. A capital ainda não fugiu da sua vocação para o Turismo de Negócios, sendo que 20,6% foram motivados por trabalho”, pontua a gerente, relatando ainda que 76,5% hospedaram-se em hotéis e o restante em casas de parentes ou de amigos.

Os atrativos turísticos mais visitados foram o próprio Complexo Turístico Mirante da Ponte Estaiada (33,7%), o Parque Ambiental Encontro dos Rios (20,4%) e o Mercado São José (14,3%). Os turistas ainda responderam que gostariam de ter visitado o Parque da Cidadania, o Teatro, o Jardim Botânico, as Igrejas da Capital, a Central de Artesanato Mestre Dezinho, o Museu do Piauí e o Palácio de Karnak.

“Teresina é considerada a capital da cajuína e foi muito bem avaliada pelos turistas. A média da nota para Teresina foi de 8,7, enquanto 94,1% dos entrevistados informaram que pensam em retornar”, finaliza a gerente.

Central de Atendimento ao Turista (CAT)

A Central de Atendimento ao Turista (CAT) da Ponte Estaiada é um dos quatro postos de informações turísticas vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) e funciona de terça-feira a sábado, das 12h00 às 18h00. Os outros três CATs estão instalados no Terminal Rodoviário, funcionando (de segunda a sexta-feira de 8 às 18h), Aeroporto (de segunda a sexta-feira de 8 às 20h) e Encontro dos Rios (de segunda a sexta-feira de 12 às 18h).

Comentários