Prova de Mountain Bike · 23/06/2022 - 06h33

Parque Nacional de Sete Cidades faz 60 anos e reabre com o Desafio das Opalas


Compartilhar Tweet 1



Programação, roteiro e todo o circuito de seis quilômetros demarcado para a grande largada do Desafio das Opalas, prova de mountain bike que acontecerá no próximo domingo (26/06), valendo pela 5ª etapa do Campeonato Piauiense de Mountain Bike Cross Country, dessa vez na disciplina XCO, que é o cross country olímpico. Pela segunda vez, a Federação de Ciclismo do Piauí – FCP obteve a licença para realizar o desafio dentro da área do parque, em Piracuruca, que ainda celebra a passagem dos 60 anos de fundação, completados no ano passado. A última edição que aconteceu lá foi em 2019, antes da pandemia de Covid-19. A diferença este ano é que a prova não será na disciplina XCM.

    Ascom

Homologada pela FCP, o Desafio das Opalas começa no sábado (25/06), com o briefing para os competidores, que será feito virtualmente, às 18h30 horas, e pode ser acompanhado pelas páginas do Instagram do Desafio das Opalas e também da FCP. No domingo, a largada será dada por grupos de categorias às 9 horas da manhã do Centro de Visitantes do Parque Nacional de Sete Cidades. A premiação acontecerá no mesmo local, a partir de 12h30.

O parque que possui uma área de 7.700 hectares protegida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é cheia de belas paisagens naturais rochosas, além da vegetação de caatinga nativa, cachoeiras e piscinas naturais. O presidente da FCP, Fernando Correia Lima, afirmou que para garantir a segurança do local, as inscrições foram limitadas a 200 atletas inscritos tanto das categorias oficiais, que contam com atletas federados, quanto das abertas, que terá as categorias masculino e feminino, duplas e pesadão.

    Ascom

O circuito deste domingo privilegia um roteiro que passa por cada uma das sete cidades de pedras que caracterizam o parque, as quais foram esculpidas ao longo de milhares de anos pelo calor, sol, chuvas, e criaram naturalmente imagens que lembram figuras humanos, animais, símbolos, além do local ser cercado de mitos e lendas.

O Desafio das Opalas já conta com cerca de 150 ciclistas inscritos. Muitos irão conquistar pontos valiosos para se manterem ou desgarrarem no ranking estadual de MTB XCO. A realização do evento é da Fundação Quixote, com supervisão da FCP e CBC. Coprodução: X-Brasil. O evento tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Coordenadoria de Comunicação – CCOM. As inscrições e regulamento estão abertas no site www.agendaoffroad.com.br.

 

PostMídia (99) 8175-5041


Fonte: Governo do Piauí

Comentários