
Papa Leão XIV se pronuncia sobre os conflitos armados em mensagem oficial
Durante visita ao centro de transmissões da Rádio Vaticano, na última quinta-feira (19/06), o papa Leão XIV reforçou seu posicionamento contrário aos conflitos armados que ocorrem em diversas regiões do mundo. Em entrevista a um telejornal da televisão italiana, o pontífice declarou: “gostaria de renovar este apelo à paz para tentar a todo custo evitar o uso de armas”.

Leão XIV também ressaltou a importância do diálogo como ferramenta para a resolução de crises, afirmando que é preciso recorrer a “meios diplomáticos de diálogo” e promover a união de esforços, pois “muitos inocentes estão morrendo”.
Firme em sua postura pacifista, o papa já havia se oferecido para intermediar as negociações entre Rússia e Ucrânia, na tentativa de encerrar o conflito que se estende há três anos.
Na última sexta-feira (13/06), Leão XIV voltou a se pronunciar, dessa vez sobre as tensões entre Israel e Irã. Ele alertou que “deteriorou-se gravemente a situação no Irã e em Israel”, e acrescentou: “em um momento tão delicado, desejo renovar com força um apelo à responsabilidade e à razão”.
Em nova declaração, feita na quarta-feira (18/06), o líder religioso fez referência ao papa Francisco e reforçou sua crítica ao uso de armamentos em larga escala: “as poderosas armas utilizadas na guerra de hoje ameaçam levar-nos a uma barbárie maior do que a de tempos passados. Em nome da dignidade humana e do direito internacional, repito aos responsáveis o que dizia o Papa Francisco: a guerra é sempre uma derrota!”.
Fonte: Bnews