
Papa Francisco surpreende com visita à Basílica de São Pedro durante recuperação
Na tarde de quinta-feira (10/04), o Papa Francisco fez uma aparição inesperada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Acompanhado por seu assistente pessoal, Massimiliano Strappetti, o pontífice foi visto em uma cadeira de rodas e com cânulas nasais para auxiliar na respiração, ainda em recuperação de uma pneumonia bilateral.

Os presentes na Basílica reagiram com alegria ao avistá-lo, exclamando: “É o Papa, é o Papa!”. Francisco cumprimentou centenas de fiéis antes de orar por aproximadamente 10 minutos em frente ao túmulo do Papa Pio X, por quem nutre grande admiração, de acordo com a Santa Sé.
“Minha visão ficou embaçada pelas lágrimas, e não pude sequer fotografar”, relatou monsenhor Valerio Di Palma, cônego da Basílica, à imprensa vaticana. “Todos choravam, inclusive os seguranças. Crianças se aproximaram, e uma senhora recebeu a bênção dele chorando. Por que as lágrimas? Porque é um sinal de sua melhora”, explicou.
Esta foi a segunda aparição surpresa de Francisco desde sua alta hospitalar, após 38 dias internado. No domingo anterior (06/04), ele havia aparecido na Praça de São Pedro durante a missa, dizendo: “Bom domingo a todos. Muito obrigado”, com um sorriso.
Além disso, nesta semana, o papa recebeu a visita inesperada do rei Charles III e da rainha Camilla, do Reino Unido, na Casa Santa Marta. Francisco parabenizou o casal pelos 20 anos de matrimônio e desejou uma rápida recuperação ao monarca, que enfrenta um tratamento contra o câncer.
Em nota, o Palácio de Buckingham destacou que Charles e Camilla “ficaram felizes em ver o papa recuperado o suficiente para recebê-los”. “Ficaram profundamente emocionados com as palavras carinhosas do pontífice sobre seu aniversário de casamento e honrados por poder expressar seus votos de boa saúde a ele pessoalmente”, afirmou.