Celebrada no dia 12 de junho -

Ouvidor Externo da Defensoria irá mediar evento do Dia Nacional da Conscientização da Cardiopatia

O Ouvidor-Geral Externo da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Djan Moreira, fará a mediação do evento: “II Encontrão da Cardiopatia Congênita do Estado do Piauí – Abraçando Corações”, que é alusivo ao Dia Nacional da Conscientização da Cardiopatia Congênita”, data celebrada no dia 12 de junho.

O evento acontece na próxima segunda-feira (14), a partir das 15h. Os interessados em participar devem enviar a solicitação para o e-mail: ouvidoria@defensoria.pi.def.br ou entrar em contato por WhatsApp, através do número: (86) 9 9477 1628.

A palestra será iniciada a partir das 15h, e contará com a participação do Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis e da Subdefensora Pública Geral, Carla Yascar  Bento Feitosa Belchior.

Djan Moreira, que explica a realização do evento. “Trata-se de uma realização do Projeto Abraçando Corações, com apoio da Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Piauí.  Teremos uma palestra com a  médica da Cardiologia Pediátrica do Hcor de São Paulo, Ieda Jatene e uma entrevista conduzida pela jornalista Eliane Camolesi, da GloboNews, que vai abordar “Vida Prática – Fazendo valer os direitos: Minha criança está crescendo”, com a Larissa Santan Mendes e Janaína Souto . Em seguida teremos o momento para debate com Tuany Costa – Coordenadora do Projeto e idealizadora do evento. O objetivo é encontrarmos uma saída,  um caminho que leve ao cumprimento do direito à vida e à saúde de nossas crianças. Muitas delas, com a falta de atendimento ou demora dele, sequer estão chegando completar a Primeira Infância,  vindo a falecer”, diz.

A primeira palestra,  com a médica Ieda Biscegli Jatene , é  intitulada “A Cardiopatia Congênita e a Mortalidade Infantil”, sendo iniciada às 15h15. A palestrante possui graduação em medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (1979) e doutorado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é coordenadora do Serviço de Cardiopatias Congênitas e Cardiologia Pediátrica do Hospital do Coração (HCor). É também ex-presidente do Departamento de Cardiopatias Congênitas e Cardiologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

A palestra “Vida Prática – Fazendo valer os direitos:  Minha Criança Está Crescendo”, terá início às 15h45, e será apresentada pela jornalista Eliane Camolesi, graduada pela UNESP, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, e pós-graduada em Arte e Filosofia pela PUC-RJ. Atualmente exerce a função de editora-executiva, produtora, repórter e roteirista na GloboNews. Também é  mãe da Nina, uma garota de 7 anos que nasceu com cardiopatia congênita (já passou por 3 cirurgias e um cateterismo) – e, segundo a própria Eliane Camolesi, “virou sua vida de cabeça pra baixo”. A partir da chegada da Nina, seu foco de interesse profissional se alterou. Hoje, Eliane batalha por assuntos na área social, da educação e das transformações na consciência.

A jornalista irá conduzir uma entrevista com a representante do Grupo Cardiopatia Congênita de Mãe para Mãe,  Larissa Santan Mendes de Oliveira, que é atuante no mundo das cardiopatias congênitas desde 2008; co-fundadora de uma associação em 2010, do Grupo Cardiopatia Congênita de Mãe para Mãe do Facebook em 2011 (hoje com mais de 12 mil participantes) e organizadora do Guia Cardiopatia Congênita para Famílias com Filhos Cardiopatas, entre outros. Larissa é mãe do Luca, que é portador do defeito do septo atrioventricular (DSAV), uma malformação congênita caracterizada pela ausência ou deficiência das estruturas septais atrioventriculares normais.

Outra entrevistada será a advogada Janaína Souto Rocha do Nascimento. Janaína é mãe da Larissa (19 anos), que possui dupla via de entrada e saída de ventrículo direito (Síndrome de Isomerismo Direito), uma rara anomalia congênita caracterizada pela simetria de órgãos normalmente assimétricos. A advogada orienta mães de cardiopatas desde 2008, sendo militante da causa da cardiopatia congênita desde 2011, inclusive nas esferas governamentais, com reconhecimento da atuação em 2017 – por parte da SBCCV e SBHCI.

Representando o Projeto Abraçando Corações, a pedagoga e coordenadora do projeto e idealizadora do evento, Tuany Costa, irá abrir o momento de debate a partir das 16h15. A previsão de encerramento é às 17h, com a fala do Ouvidor-Geral externo,  Djan Moreira.

Foram convidados para o evento o Defensor Público  Igo Castelo Branco de Sampaio, titular do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas; Defensora Pública Karla Araújo de Andrade Leite, diretora das Defensorias Públicas Regionais; a Promotora de Justiça da Infância e Juventude Joselisse Costa; a Juíza da Infância e Juventude de Teresina, Maria Luíza Freitas, além de representantes dos Conselhos Municipal e Estadual de Saúde e do Conselho Tutelar.

Fonte: Defensoria Pública do Piauí

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco