Macho de 94 kg -

Onça que atacou caseiro no Pantanal será transferida e não voltará à natureza

A onça-pintada envolvida no ataque fatal ao caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, em Aquidauana (MS), será encaminhada ao hospital do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande. Segundo boletim médico divulgado nesta quarta-feira (15/05), o felino — um macho de 94 kg — apresenta boa recuperação, alimenta-se normalmente e tem quadro clínico estável.

Foto: Reprodução.

O animal, capturado no fim de abril, estava em estado debilitado, com sinais de desidratação e problemas nos rins e no fígado. Por conta do risco de reincidência, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) decidiu que a onça não retornará à natureza. O felino passará a integrar o Programa de Manejo Populacional da Onça-Pintada, que coordena a permanência desses animais em ambientes controlados.

A captura da onça foi feita por 10 agentes da Polícia Militar Ambiental, com apoio de especialistas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A operação usou armadilhas e monitoramento especializado. O corpo de Jorge Avalo foi encontrado em uma toca do animal, com sinais de ataque, um dia após seu desaparecimento. Ele teria sido surpreendido enquanto coletava mel próximo à mata. Moradores disseram que o trabalhador já havia relatado ter visto uma onça dias antes na região.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco