Emigração de brasileiros -

Número de brasileiros morando no exterior bate recorde; saiba detalhes

O contingente de brasileiros vivendo no exterior está em constante crescimento. De acordo com informações do jornal O Globo, baseadas em dados do Ministério das Relações Exteriores, atualmente são 4,5 milhões de expatriados, ultrapassando, por exemplo, a população do estado da Paraíba. Com informações do BNews.

Foto: Reprodição

Entre os anos de 2012 e 2022, mais de 2,6 milhões de brasileiros deixaram o país, conforme apontado pelas estatísticas. Esse aumento foi especialmente notável nos anos de 2013 e 2020, períodos marcados por crises. Especialistas destacam que esse movimento é mais comum entre os jovens e profissionais altamente qualificados.

A escassez de mão de obra especializada em setores-chave para o desenvolvimento econômico, como pesquisa e inovação, é apontada como uma das razões para essa migração.

Além disso, uma pesquisa conduzida pelo instituto Datafolha em 2022, com jovens de 12 capitais brasileiras, revelou que 76% deles têm muita ou alguma vontade de deixar o país em definitivo. Esse desejo é mais pronunciado entre os mais jovens, atingindo 85% da população com idades entre 15 e 19 anos.

Fonte: BNews

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco