Outubro Rosa -

Mulheres atendidas pelo Serviço Florescer na zona Norte recebem orientações sobre o câncer de mama

No mês de outubro, é desenvolvido a campanha Outubro Rosa para promover um alerta às mulheres para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. Pensando nisso, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) realizou nesta quarta-feira (20/10), uma manhã com orientações sobre a prevenção ao câncer para as mulheres atendidas pelo Serviço Florescer localizado na Zona Norte de Teresina.

    Ascom

No encontro, a enfermeira Márcia Viana, do Serviço Social do Comércio (Sesc), conversou com as mulheres sobre a importância do autocuidado e a necessidade de fazer exames e visitas periódicas ao médico, além do exame de mamografia. A profissional apontou a seriedade do assunto, tendo em vista que no mundo, o câncer de mama é o que mais incide entre as mulheres. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, apenas em 2020 foram cerca de 2,3 milhões de novos casos, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres.

Ainda durante a palestra, Márcia demonstrou através de próteses como as mulheres poderiam realizar o autoexame das mamas e torná-lo rotina. Entre as dicas, ela cita que é necessário identificar os nódulos, volume mamário irregular, aspecto ou coloração suspeita nos mamilos, como também secreções, sangue e inchaço nas axilas e mamas.

“A gente pode evitar 100% o câncer? Não. Mas podemos descobrir previamente para tratar”, declarou a enfermeira. “O objetivo do auto exame é alertar para qualquer sintoma, mas não substitui a presença de um profissional, por isso é importante procurar um profissional. E claro, o exame de mamografia”, ressalta.

Daiane Ribeiro, atendidas pelo Serviço Florescer Norte há dois anos, ressaltou que a roda de conversa lhe ensinou muitas coisas sobre o seu corpo. Dentro do serviço, ela destaca que é uma oportunidade para poder ter conhecimentos sobre saúde que não há de forma acessível.

“O serviço tem sido muito importante tanto para nós quanto para nossos filhos. O carinho do florescer conosco é muito importante e hoje aprendemos muito sobre auto cuidado”, frisa a mulher. “Isso é importante porque podemos repassar esse conhecimento para outras mulheres”, pontua Daiane.

Durante o mês de outubro, todas as unidades do Serviço Florescer foram atendidas com a palestra educativa do câncer de mama. De acordo com a psicóloga da SMPM, Nathalie Ciarlini, o objetivo é que todas as mulheres atendidas pelo serviço tenham acesso ao tema. “Estamos sempre buscando informações que possam trazer melhorias na vida das mulheres. Por isso, é importante levar até um serviço palestras com uma linguagem que elas entendem, interagem e que possuem impacto nas suas vidas”, frisa.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco