Promoção da saúde · 17/09/2019 - 23h39 | Última atualização em 17/09/2019 - 23h47

#Mude1Hábito: Corridas Unimed são lançadas durante evento em Teresina


Compartilhar Tweet 1



A prática esportiva é uma boa aliada na prevenção de doenças e conquista de uma vida mais saudável. A Unimed Teresina, que este ano reforça a mudança de hábitos através de campanhas e atividades ao ar livre, promove as Corridas Unimed todos os anos. O evento de 2019 foi lançado na noite desta terça-feira (17/09) no hotel Gran Harrey, na Zona Leste da capital, e contou com a presença de colaboradores, jornalistas, parceiros e amantes da prática.

Este ano, e a 5ª edição do evento esportivo em Teresina, acontece no dia 20 de outubro. A concentração será na avenida Marechal Castelo Branco, com ponto de partida no estacionamento da Unidade Unimed Ilhotas.

A edição de 2018 reuniu mais de 800 participantes, entre amadores e profissionais, que correram 2km, 5km e 10km. A edição 2019 repete o desafio, para o qual os participantes podem iniciar o preparo físico.

As inscrições ficam disponíveis no site da Unimed Teresina. Clique aqui e inscreva-se!

AÇÕES IMPORTANTES
O médico cardiologista e vice-presidente da Unimed Teresina Newton Nunes Filho falou da importância das ações de promoção da saúde, como a Corridas Unimed. “Esse ano já superamos a meta que havíamos estabelecidos de inscrições, maior que o ano passado, ainda falta praticamente um mês para a data e esse evento visa promover a saúde, simplesmente isso, também é um evento de comemoração do dia do médico, que é dia 18 de outubro e a gente sempre coloca na primeira data próxima a esse dia. A promoção de saúde tem tudo a ver com a Unimed Teresina, é um dos focos da nossa assistência à saúde. Casando todos esses aspectos é que a gente promove esta corrida que já virou tradição na cidade, é um evento muito grande”.

“Esse ano, a gente focou mais na parte preventiva, promoção da saúde, para prevenir doenças, a gente tem o Núcleo de Atenção Integrada à Saúde, que promove várias ações na cidade, em datas comemorativas, participa de todos os eventos, levando medidas de controle, como pressão, diabetes, com a finalidade de promover a saúde”, completou.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS
Segundo Cristiane Araújo, gerente atendimento da Unimed Teresina, essas ações visam prevenir problemas de saúde. "Eu acho que a saúde é vista de uma forma ampla, não está só relacionada em cuidar só após da doença, mas antes da doença, para que ela não aconteça, você precisa realmente colocar na sua vida hábitos saudáveis. A Unimed está cuidando da saúde da população antes mesmo que ela venha a adoecer, a proposta é essa, se cuidar".

VIDA SAUDÁVEL
Para Edna Silva, gestora da unidade Unimed Ilhotas, estas ações trazem uma completa melhoria de vida. "É muito importante, principalmente porque motiva o próximo, saúde é vida, é fortalecimento, melhora até a mente. Dependendo da idade, da faixa etária, é aconselhável a prática dos exercícios, dos hábitos saudáveis, que fortalecem os músculos. Uma das formas de você fortalecer, é com exercícios, com atividades físicas”.

MUDANÇA DE HÁBITO
Geisa Coelho, gerente comercial do sistema Unimed, falou sobre a importância das mudanças para hábito saudáveis. "Nós já estamos vindo, há um bom tempo, fazendo campanhas paralelas para que a gente pudesse fortalecer esse projeto, esse projeto é muito grande, a mudança de hábito, para nós, operadores de plano de saúde, que trabalhamos com o bem estar das pessoas, é fundamental. As pessoas estão voltadas para a saúde física e mental. Nosso projeto é focando no bem estar da população, a gente vai levar isso não só para nossos clientes, claro que eles vão ser privilegiados, mas para a população, como nos parques, onde nós estamos presentes, em paralelo ao lançamento da corrida, que faz parte do nosso projeto”.

SAÚDE FÍSICA X SAÚDE MENTAL
Marcela Araújo, psicóloga Unimed Teresina, falou da importância de cuidar do corpo e também da mente. “É muito importante a gente cuidar não só do corpo, mas também da nossa saúde mental, porque é um conjunto, um não funciona sem o outro, se nosso corpo não está bem, nosso corpo também não está, e o mesmo ao contrário, começa a dar sinais de mau funcionamento”. 

“Muitas pessoas não se ligam muito no cuidado com a saúde mental, se ligam na questão de perder peso, pressão arterial, questão da glicemia, mas em relação a ansiedade, aos sintomas da depressão, que cuidados está tomando, que profissionais devem procurar... A campanha que a Unimed traz, nesse sentindo, de mudar um hábito, que é associar a mudança nos hábitos físicos, alimentares, mas também nos cuidados com a saúde mental, o gostar de si, é muito importante para que se consiga alcançar resultados esperados na instalação de novos hábitos”, completou a psicóloga.

BENEFÍCIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS
Rafael Levi, médico do esporte da Unimed Teresina, comentou sobre os benefícios dos exercícios. “A atividade física promove parâmetros de saúde, você ganha força corporal, capacidade cardiorrespiratória, flexibilidade, melhora a inteligência, melhora o humor, melhora tudo. Através do exercício físico, você consegue ter uma melhoria de vida que você ganha como nenhuma outra mudança de hábito. Se você puder mudar alguma coisa na sua vida é: deixe de ser sedentário. É necessário fazer o que gosta, uma atividade que você não pare, que se torne um hábito, que seja prazeroso, não adianta fazer uma atividade física que você não gosta, que não seja uma afeição, porque não se tornará um hábito”.

ORIENTAÇÕES PARA QUEM QUER COMEÇAR
Daniel Costa, profissional de Educação Física, disse que, para quem deseja iniciar atividades físicas, precisa buscar orientação. “Hoje as principais diretrizes do mundo colocam o exercício como principal remédio para tratamento e promoção da saúde em diversas condições. Você pensar um exercício hoje é pensar a principalmente na estratégia para tratamento de obesidade, de hipertensão e diversas condições de risco para a saúde. Exercício é algo barato, acessível e pode entrar na margem de qualquer população, dependendo dos objetivos, do propósito, mas sempre com a orientação de um profissional de Educação Física. O primeiro passo é traçar o objetivo. Cada pessoa tem suas limitações, suas restrições, e isso deve ser levando em conta. Identificar esses objetivos torna esse exercício consistente em longo prazo. É necessário cuidados com condicionamento. A passagem pelo médico para autorizar e dar segurança ao exercício é fundamental, bem como um programa de alimentação”.

CORRIDA É UMA BOA OPÇÃO
A jornalista Biá Boakari elencou a importância der corridas, em especial as da Unimed Teresina. "Eu acho importante a gente participar de corridas e principalmente como a da Unimed, que é organizada, que para o corredor é importante ter algumas coisas, como apoio de água, segurança de trânsito, e tudo isso a Unimed garante durante as corridas dela. Já corro há três anos, comecei a correr para emagrecer e acabou se tornando um vício. Você troca a balada de sexta por acordar a 5h no sábado para correr. Você escolhe as prioridades, correr tem a endorfina, mas você faz amigos, é muito bom”.

PARCERIAS IMPORTANTES
As Corridas Unimed são realizadas com parcerias importantes, como a com a Caoa, concessionaria Hyundai Teresina. Flávio Roberto, gerente comercial da Caoa, falou da importância do apoio às campanhas. “A gente busca essa parceria com a Unimed há mais de um ano, além dessa parceria, do evento, da corrida, temos uma parceria com os médicos cooperados, com desconto de veículos, é muito importante pra Caoa participar isso, esse parte social”.

CONFIRA VÍDEOS E MAIS FOTOS DO EVENTO:

 


Comentários