Treinamento realizado na Zona Leste -

MPPI promove curso sobre investigação criminal com base em relatórios do Coaf

Terminou na sexta-feira (19/05) o curso sobre lavagem de dinheiro, quebra de sigilo bancário e investigação criminal com base em relatórios do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). A formação foi oferecida aos membros do Ministério Público, por meio do Ceaf/MPPI (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público). O curso foi ministrado no auditório da sede MP, na Zona Leste de Teresina.

Na quinta (18/05), os participantes assistiram palestra com o coordenador LAB/LD do MPPI, Gerson Mesquita. O analista processual do MP falou sobre as investigações promovidas pelo Ministério Público a partir dos Relatórios de Inteligência Financeira do COAF. Gerson falou ainda sobre as inovações promovidas pelo Ato PGJ nº 1.270/2023, no gerenciamento interno dessas informações, ampliando o conhecimento de membros e servidores do MPPI a respeito de novos fluxos de trabalho.

Foto: ReproduçãoMPPI promove curso sobre investigação criminal com base em relatórios do Coaf
MPPI promove curso sobre investigação criminal com base em relatórios do Coaf

No dia seguinte, o público acompanhou a exposição do coordenador do Gaeco/MPPI (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado), Cláudio Soeiro. O promotor de Justiça traçou um panorama geral dos principais aspectos legais e jurisprudenciais sobre o crime de lavagem de capitais. Ele introduziu a palestra falando sobre a geração de ativos ilícitos. Cláudio Soeiro explicou quais as fases da lavagem de dinheiro, com ênfase na demonstração de técnicas da execução desse crime, com exemplos práticos.

Fonte: MPPI

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco