Comunicação Não-Violenta -

MP realiza curso com homens que respondem por violência contra mulher

O segundo módulo da 4ª edição do Programa Reeducar: O homem no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher aconteceu nesta terça-feira (30), no Ministério Público do Piauí (MP-PI). O programa, desenvolvido através da 10ª Promotoria de Justiça de Teresina, por meio da idealização da promotora de justiça e coordenadora do Nupevid/ MP-PI, Amparo Paz, falou sobre violência sexual e comunicação não-violenta. 

O 2º módulo foi conduzido pela psicóloga do Nupevid, Cynara Veras, com a presença da facilitadora Andrea Nunes, que é assistente social da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e faz parte da Coordenação Estadual de Atenção à Saúde da Mulher; e a facilitadora Cinthya Selma Araújo, psicóloga clínica e representante do Conselho Regional de Psicologia 21ª Região – Piauí.

Andrea Nunes falou sobre o tema Violência Sexual. “Nós implantamos no Piauí o Serviço de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVIS), um programa do Ministério da Saúde, que também atende vítimas do sexo masculino, com todo o suporte e acompanhamento de saúde disponibilizado. Apresentamos dados desses serviços para os participantes e falamos também sobre a importância da vítima realizar a denúncia. Me senti bastante agradecida em participar do Reeducar, pois quanto mais essas informações forem divulgadas, melhor. Infelizmente, a violência sexual ainda é uma questão muito subjetiva, se trata de um sofrimento da alma e interno, que só a própria vítima conhece”, explica a assistente social Andrea Nunes.

O grupo reflexivo, que é formado por 15 homens que respondem judicialmente por crime de violência contra a mulher, também falou sobre mediação de conflitos e relações interpessoais, com o tema Comunicação Não-Violenta, apresentado pela psicóloga Cinthya Selma.

“Esse momento é importantíssimo para que tenham uma mudança de postura, aprender a se comunicar de uma forma mais empática, que proporcione o autoconhecimento. Então, falamos de alguns passos dessa comunicação, através da observação do fato; descrição do seu sentimento; verbalização da sua necessidade; e o pedido de forma clara e concreta, para que as pessoas possam entrar em acordo com respeito”, explica.

Fonte: AsCom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco