Com médico oncologista · 28/11/2021 - 12h56

MP-PI promove bate-papo sobre saúde do homem em alusão ao Novembro Azul


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Piauí, por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho – SQVT, promoveu, hoje, 26, um bate-papo com médico oncologista clínico Rodrigo José, sobre saúde do homem, em alusão à campanha Novembro Azul. A atividade foi realizada de forma híbrida, parte virtual, pela plataforma Teams, e parte presencial, no auditório da sede zona Leste da instituição.

Criada em 2011, a campanha Novembro Azul com o propósito de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens depois do de pele. Durante esse período, as ações buscam conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame de próstata, periodicamente.

A mensagem de abertura do bate-papo ficou a cargo do procurador-geral de Justiça, Cleandro Alves de Moura. “Mais uma vez realizamos um momento para dialogarmos sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, por ocasião do Novembro Azul. É importante haver atividades e ações como essa porque possibilitam maior esclarecimento sobre temas que são relevantes. Tenho certeza de que aprenderemos bastante com o nosso palestrante e de já agradeço a ele por ter aceitado o nosso convite”, disse.

Após a fala do chefe do Ministério Público do Piauí, os participantes assistiram à palestra do médico oncologista clínico, Rodrigo José. Os servidores puderam interagir com o palestrante fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas a respeito do tema da palestra, bem como sobre a prevenção ao câncer de próstata. O momento contou com a mediação dos servidores Afrânio Oliveira, coordenador de Licitações e Contratos, e Mariano Araújo, chefe da Controladoria Interna.

O bate papo contou, ainda, com uma equipe da Unimed no hall do auditório que prestou atendimento com a aplicação de um formulário orientativo acerca do diabetes e sua prevenção, além de um espaço destinado a fisioterapia e massagens relaxantes para os servidores.


Fonte: MP-PI

Comentários