Fotojornalista de Teresina -

Morre jornalista piauiense que denunciou fome durante a Ditadura

    Imagem do arquivo pessoal de Antônio Costa

Faleceu em Teresina nesta terça-feira (09/07), aos 82 anos, o jornalista Antônio Costa, uma referência em fotojornalismo no Piauí.

Ele estava internado por complicações de doenças cardíacas e acabou falecendo em um hospital de Teresina.

Uma foto de Antônio Costa ficou famosa mundialmente durante a visita do Papa João Paulo II a Teresina em 1980. Em plena Ditadura Militar, um grupo de jovens exibiu uma grande faixa escrito 'Stº padre, o povo passa fome'.

    Imagem do arquivo pessoal de Antônio Costa

Militares destruíram a câmera de Antônio, mas antes disso ele conseguiu trocar o filme e após revelar a foto, ela ganhou repercussão mundial, ao denunciar a fome no Brasil durante a Ditadura.

O velório aconteceu na residência de Antônio Francisco Costa, localizada no Bairro Vermelha. Já o sepultamento aconteceu nesta quarta-feira (10/07) no Cemitério Santo Antônio, Bairro Santo Antônio, zona Sul de Teresina.

    Imagem do arquivo pessoal de Antônio Costa

Governo do Piauí divulga pesar
O Governo do Estado lamenta o falecimento do jornalista Antônio Costa, ocorrido nesta terça (9), em Teresina. Experiente repórter fotográfico, ele foi diretor do Sindicato dos Jornalistas do Piauí e trabalhou nos jornais O Estado e no Jornal da Manhã. 

Antônio Costa ficou conhecido por ter conseguido fotografar, no período da Ditadura Militar, um manifesto durante a visita do Papa João Paulo II ao Piauí. A foto foi publicada em jornais de diversos países.

Era pai dos jornalistas Williame Costa, Gelsoneto Costa e Francisco Costa, o conhecido fotógrafo Costinha, também já falecido.

Neste momento difícil, o Governo do Estado se solidariza com familiares, amigos e admiradores.

Sindijor-PI lamenta morte
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) vem a público cumprir o doloroso dever de comunicar o falecimento do jornalista, repórter-fotográfico Antônio Francisco Costa, aos 89 anos de idade, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 09 de julho de 2019. 

Antônio Francisco Costa é pai dos jornalistas Williams Costa e Costinha. 
Nosso pesar e sentimentos aos familiares e amigos pela perda de nosso amigo e companheiro, Antônio Francisco Costa.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco