Gerou tensões diplomáticas -

Militares venezuelanos fecham fronteira com o Brasil no dia de posse de Maduro

Militares venezuelanos fecharam a fronteira com o Brasil nesta sexta-feira (10/01), no final da BR-174, que conecta o estado de Roraima a Venezuela. A medida ocorre no mesmo dia da posse do presidente Nicolás Maduro para um terceiro mandato, após sua reeleição controversa no ano passado, que gerou tensões diplomáticas com o Brasil e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Foto: Reprodução/MetrópolesFronteira Brasil/Venezuela

Segundo fontes locais, o fechamento da fronteira foi unilateral e, apesar disso, venezuelanos continuam a buscar rotas alternativas para entrar no Brasil, longe da rodovia federal. A BR-174 liga as cidades de Pacaraima, no Brasil, e Santa Elena de Uairén, na Venezuela. Além disso, a Venezuela também fechou a fronteira com a Colômbia, alegando uma "conspiração internacional" para desestabilizar o país.

O governador venezuelano Freddy Bernal anunciou que o fechamento se estenderá até as 5h de segunda-feira (13/1), no horário local, como parte de medidas de segurança para manter a "paz" e evitar intervenções externas. A situação reflete o crescente isolamento internacional da Venezuela e os desafios enfrentados pelas populações locais em meio à crise política e humanitária.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco