Será inserido no SUS -

Medicamento reduz para apenas um dia tratamento da malária

Medicamento registrado pela Anvisa reduz de sete para apenas um dia o tratamento da malária.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, no último dia 30, o registro para a tafenoquina. O medicamento prevê a cura em dose única para a malária, doença que atingiu quase 200 mil pessoas só em 2018, no Brasil.

Antes da medicação ser disponibilizada à população em geral, a tafenoquina estará disponível apenas aos participantes de um  estudo. Durante um ano, a droga será utilizada em Manaus, Amazonas e Porto Velho, Rondônia.

A conclusão da pesquisa está prevista para o primeiro trimestre de 2021. Se os resultados forem considerados bons, a droga poderá ser incorporada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma ampla.

O medicamento foi registrado pela empresa GSK. A pesquisa clínica no Brasil foi conduzida por pesquisadores da Fundação de Medicina Tropical, em Manaus.

A nova droga é uma modificação química da primaquina – droga utilizada no tratamento atual. A principal diferença é que ao invés da pessoa infectada passar sete dias tomando o remédio, o profissional de saúde pode fazer a administração em dose única.

O diretor de Pesquisa da Fundação de Medicina Tropical, Wuelton Marcelo Monteiro, destaca que um dos problemas relacionados à malária atualmente é o abandono do tratamento.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco