Fortalecer a 1ª infância -

Mais de duas mil famílias de Teresina recebem visita do Criança Feliz

O Programa Criança Feliz, já nos primeiros meses de 2018, contabiliza um total de 2.231 visitas a famílias de Teresina. O intuito é contribuir e fortalecer a primeira infância das crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa, realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), foi lançado no dia 22 de agosto de 2017.

Atualmente, o programa conta com 37 profissionais, sendo uma coordenadora, quatro supervisores e 32 visitadores – psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. “O Criança Feliz é um programa interessante na medida em que fortalece a primeira infância. As experiências do primeiro ano são importantes. O Governo Federal acertou em criá-lo e a Prefeitura também, ao abraçar essa causa. E estamos superando nossa meta, tendo mais de duas mil visitas realizadas”, celebra Samuel Silveira, secretário da Semcaspi.

O Criança Feliz foi instituído por meio do decreto n°8.869, de 05 de outubro de 2016, tendo como fundamentação o Marco Legal da Primeira Infância. "O início da vida é o momento crucial para o desenvolvimento pleno em vários aspectos da vida, interferindo diretamente no que o adulto se tornará”, destaca Elizabeth Nogueira, coordenadora do Criança Feliz.

O programa tem em seus objetivos promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e cuidados perinatais; fortalecer os vínculos e papel das famílias para o desenvolvimento da criança; além de integrar, ampliar e fortalecer as ações de políticas públicas voltadas para gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

O Criança Feliz prioriza famílias em situação de vulnerabilidade social, nos seguintes recortes: gestantes, crianças de zero a três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; criança de até seis anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e crianças de até seis anos em serviços de acolhimento. As famílias participantes serão acompanhadas e orientadas sobre os cuidados durante os primeiros anos de vida, com visitas domiciliares e ações intersetoriais.

Os Centros de Referência em Assistência Social contemplados com o programa Criança Feliz são: no Território Norte: os CRAS Norte II e CRAS Norte III; Território Leste: os CRAS Leste I e CRAS leste III; Território Sul: os CRAS Sul III e CRAS Sul IV; Território Sudeste: os CRAS Sudeste I e CRAS Sudeste III.

Fonte: SenCom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco