-

Livro sobre a história da Medicina do Piauí é lançado em Teresina com evento prestigiado

Em comemoração aos 22 anos da disciplina de História da Medicina, grandes nomes da área no Piauí prestigiaram o lançamento do livro 'Apontamentos da História da Medicina no Piauí', com autoria do Dr Luiz Ayrton Santos Júnior, entre outros. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (13/01), na Livraria Entrelivros, na Zona Leste de Teresina.

O mastologista, escritor e empreendedor social, professor mestre e doutor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí  (UESPI), coordenador de mestrado e diretor do Instituto de Mama do Piauí, Dr Luiz Ayrton, contou ao 180graus que a ideia do livro surgiu quando se pensou em uma forma de comemorar os anos da disciplina de História da Medicina. Segundo ele, a disciplina faz parte do currículo na UESPI, diferente de outros cursos de medicina que oferecem a disciplina como curso de extensão. 

A disciplina acompanha a UESPI, desde a sua inauguração, em 1999. E foi com a idealização de uma homenagem que o Dr Luiz pediu a seus alunos para pesquisarem dentre 50 médicos do Piauí e discorrerem sobre eles, 19 nomes foram escolhidos. E, para enriquecer ainda mais o material, profissionais experientes e renomados na Medicina do Piauí foram convidados para colaborar com a obra. Dentre eles estão Anfrísio Neto Lobão, José Itamar Abreu Costa e o falecido Dr Noé de Cerqueira Fortes.

“O livro é mais um para a historiografia da Medicina. É mais um para colaborar com o registro da evolução da Medicina em nosso estado. E a gente espera que ele alcance esse objetivo, que é exatamente isso, é dar uma colaboração a mais, documentar fatos e fenômenos e construção dessa Medicina para que ela não se perca no tempo. É na verdade uma oportunidade da construção de memórias”, explicou Dr Luiz Ayrton.

Ele ainda pontuou que a presença de todos no evento, médicos e professores, seria uma maneira de dar continuidade ao trabalho de registrar os fatos e acontecimentos da Medicina.

Durante a solenidade, Dr Luiz Ayrton contou um pouco de sua história, da história da Medicina no Piauí e dos pioneiros dela no estado, os quais alguns inclusive estavam presentes e não deixaram de dar seus pontos de vista sobre a importância do livro 'Apontamentos da História da Medicina no Piauí'.

O primeiro a falar foi o médico Anfrísio Neto Lobão, um dos precursores da Medicina no Piauí. Ele relatou como se concretizou a primeira Faculdade de Medicina do Estado. De forma descontraída ,ele falou da época, em 1985, como Secretário da Saúde, quando lhe foi apresentada a proposta de implementar o projeto e sua sugestão para uma prévia do Centro Formador de Recursos Humanos da Secretária de Saúde, concluída com sucesso apesar da falta de recursos no início.

Dr José Itamar Abreu Costa agradeceu ao Dr Luiz Ayrton pelo convite de fazer parte do livro, escrevendo sobre hemodinâmica. Ele discursou sobre a experiência de realizar o primeiro transplante de coração do mundo, de como foi chegar ao Piauí e trabalhar com poucos recursos e as 'aventuras' vividas. No livro, ele conta a experiência da primeira genoplastia coronariana feita no Piauí realizada pelo Dr Ângelo de Paola, que segundo ele, nunca foi contada e agora será perpetuada na obra.

Representando seu falecido marido, Dr Noé de Cerqueira Fortes, a médica e professora Terezinha das Graças Oliveira Fortes falou a relação com o momento, com o livro, e como Dr Noé possivelmente se sentiria se estivesse junto deles naquele instante para prestigiar um importante passo no estudo da Medicina no Piauí com a realização da obra. E, obviamente, ela igualmente relatou seus momentos como percussora ao lado dele.

“Este é um livro de muita importância para o Piauí e nele nós temos também a fala do meu esposo, que é o Noé de Cerqueira Fortes que faleceu em maio de 2020. E eu estou aqui, representando. Tanto Noé, como eu, nós fomos pioneiros na Pediatria aqui do Piauí. Quando nós chegamos em Teresina, em 1973, a pediatria estava na sua primeira turma que cursava na época, o quinto ano, nós fomos professores, já dessa turma", iniciou Terezinha das Graças.

"Então a primeira turma de formandos nós já fomos professores e fomos professores por muitos anos. E todo o nosso trabalho era sempre dedicado somente à Pediatria. Nós não tínhamos atividade privada, era só atividade da universidade e foi um trabalho que eu faria de novo, porque a gente sabia que o Piauí precisava de pessoas que estivessem plenamente envolvidas com o trabalho da saúde”, finalizou ela.

O vice-reitor da UFPI e professor titular do curso de Medicina, Viriato Campelo, expressou que é muito importante a universidade estar presente no lançamento, pois traz a história de outra faculdade de Medicina que tem uma representação muito gratificante no melhoramento do ensino e, consequentemente, na prática da área no estado.

“Esse resgate de vulto, de pessoas altamente comprometidas com o ensino da faculdade de Medicina do estado do Piauí, a FACIME, é hoje um resgate que dá sentido a toda essa importância que o estado do Piauí tem hoje no Meio Norte piauiense”, disse Viriato Campelo.

O diretor geral do Hospital Infantil Lucídio Portella, Dr Vinícius Nascimento,  marcou presença no evento e falou sobre sua visão com relação a obra. “A Medicina do Piauí ela tem a maior importância, até economicamente. E a gente não pode esquecer da onde é que nós viemos e esse livro e traz isso. Ele traz a história desde como é que a nossa Medicina se tornou tão importante, por que que ela tem essa referência regional. É um privilégio, você ter acesso a um livro escrito com o Dr Luiz Ayrton, junto com vários autores, que eles relembram toda essa história e nos fazem entender quem são os responsáveis reais pela sua qualidade na medicina hoje”.

Sobre o evento, Dr Vinícius ressaltou que o local, a Livraria Entrelivros, é sempre muito organizada e que é um ambiente que flui muito bem, ainda mais para lançamentos como o da obra prestigiada na situação.

Na ocasião também foi anunciada a posse da nova diretoria da Sociedade Piauiense de História da Medicina. Que anteriormente tinha Luiz Ayrton Santos Júnior como presidente, agora passa a ter a gestão do cirurgião geral, historiador, professor, também de história da Medicina, Francisco Cavalcante.

Ao 180graus, Francisco Cavalcante disse que a Sociedade de Medicina do Piauí não se reflete somente na presença da diretoria e sim de todos que a formam. Quanto ao livro, ele comentou que é mais um que a sociedade tem promovido sobre a liderança do Dr Luiz Ayrton, que para ele, é um grande ícone da Sociedade da História da Medicina.

Para a finalização do lançamento do livro 'Apontamentos para a História da Medicina no Piauí', o Dr Luiz Ayrton agradeceu a todos os que participaram, tenham sido entre as páginas ou no evento, e fechou dizendo que esperar pode prestigiar novamente uma nova edição daqui a alguns anos.

O livro conta com 248 páginas e, segundo autor, é uma leitura leve e sem falas de historiadores, escrito totalmente por médicos com temas variados, cujo objetivo é registrar os fenômenos dentro da história da Medicina.

Confira as fotos:

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco