Desejam evitar gravidez -

Lineu Araújo disponibiliza DIU para mulheres que desejam evitar gravidez

No exercício do direito reprodutivo, é imprescindível a disponibilização de métodos contraceptivos eficazes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um desses métodos é o Dispositivo Intrauterino (DIU), que está disponível no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo para mulheres que desejam usar esta ferramenta no planejamento familiar.

Para ter acesso, as usuárias devem buscar a rede de saúde nas Unidades Básicas de Saúde (FMS), encaminhadas pelas maternidades ou pelo próprio Lineu Araújo. A ginecologista da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Marina Ayres conta que o Lineu Araújo disponibiliza consultas duas vezes por semana, onde a mulher passa para uma avaliação prévia para implantação do dispositivo, que pode ser retirado caso ela deseje.

“O serviço disponibiliza o DIU de cobre, que pode proteger contra uma gravidez indesejada pelo período de cinco a 10 anos”, conta Marina Ayres. Ainda segundo a médica, o serviço tem implantado uma média de 12 a 15 DIUs por mês. “A vantagem é que, por ser um método contraceptivo não hormonal, pode ser usado por aquelas pacientes que têm contraindicação a terapia hormonal, seja local, seja sistêmica, ela pode fazer uso do DIU sem problema nenhum”, conta ela.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o DIU é seguro e tem eficácia de 99,3%. Trata-se de um método eficaz, sem hormônios, que satisfaz as necessidades contraceptivas da maioria das mulheres. O DIU pode ser utilizado desde a adolescência até a menopausa. Além disso, pode ser usado por mulheres que estão amamentando e não interfere na produção, quantidade e qualidade do leite materno.

 

Fonte: Prefeitura de Teresina

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco