Lewandowski propõe PEC para fortalecer a política de segurança e aumentar aprovação de Lula
A equipe do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, elaborou um Projeto de Emenda à Constituição (PEC) com o objetivo de melhorar a avaliação da segurança pública durante o governo Lula. De acordo com uma pesquisa do Ipec realizada em abril, a segurança foi uma das áreas mais mal avaliadas, ficando apenas atrás do combate à inflação, com 42% dos entrevistados considerando-a ruim ou péssima. As informações são do Metrópoles.
Embora a íntegra do texto ainda não tenha sido divulgada, informações apuradas indicam que a PEC propõe ampliar as atribuições da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de incluir o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) na Constituição e unificar os fundos bilionários destinados à segurança e ao sistema prisional em um único fundo.
Entre as mudanças propostas, está a expansão do papel da PF para investigar crimes cometidos por organizações criminosas e milícias privadas, mesmo que atuem apenas localmente. Atualmente, a PF só atua nesses casos quando há crimes em mais de um estado ou de natureza internacional.
Essa iniciativa da PEC visa proporcionar à PF maior autonomia para investigações de facções criminosas e fortalecer a presença do governo federal em operações policiais nos estados.