Melhor formação social -

Leitura deve ser incentivada desde cedo, afirma pedagoga

Os livros e suas histórias são o primeiro contato das crianças com diferentes linguagens. É por meio da leitura que acontece a aquisição e evolução da escrita, permitindo aos pequenos experiências variadas de aprendizagens e o conhecimento sobre o mundo, pessoas, além dos próprios sentimentos. Por isso, pedagogos reforçam a necessidade de ler e incentivar a leitura desde cedo para que, desta forma, as crianças se desenvolvam melhor.   

Entretanto, para a pesquisadora em Educação e professora de Pedagogia da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau em Teresina, Leila Medeiros, os livros ainda disputam atenção com os dispositivos eletrônicos, mas vê na leitura um dos principais pilares do desenvolvimento cognitivo e socioafetivo da criança, desde os anos iniciais de alfabetização. “Incentivar desde muito cedo o gosto pela leitura torna-se imprescindível nos lares, visto que as histórias e estórias possibilitam o contato das crianças com estímulos diversos, compondo uma rica fonte de aprendizado, de lazer, de diversão e de conexão com o mundo, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a compreensão da vida”, explica Leila.   

Além disso, a pedagoga também pontua que, em tempos de isolamento social, a leitura torna-se, por meio de atividades prazerosas, uma excelente estratégia didática para amenizar a ansiedade e o medo gerados pela falta de interação com outras pessoas. “Ler para as crianças e incentivar a autonomia delas na leitura ajuda no desenvolvimento da criatividade, de atitudes éticas e uma maior aceitação de novidades e de mudanças. Todo esse universo lúdico deve ser construído com atividades recreativas, pois esse movimento equilibra as tensões naturais da rotina, possibilitando às crianças o desenvolvimento da sua individualidade, da sua concepção de mundo e da sua personalidade”, complementa a professora.  

Para começar o processo, a leitura deve ser introduzida de forma natural e gradual na rotina das crianças. Isso pode levar um tempo, mas não deve ser algo imposto ou forçado. Uma boa alternativa é estimular o gosto pelos livros por meio do exemplo, quando pais e mães leem juntos aos filhos, interagindo com perguntas e pedindo um resumo da leitura.   

Fonte: Com informações da assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco