Solicitação junto a Semam -

Jumentos apreendidos em vias públicas serão doados em cidade do Piauí

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) está doando quatro jumentos que foram apreendidos em vias públicas. Os animais ficarão cerca de 10 dias sob à responsabilidade da secretaria, prazo também dado para que os proprietários possam procurar o órgão e dar entrada no pedido de resgate.

O coordenador de apreensão de animais em Picos, Erismar Santiago, afirma que esses animais não foram reclamados pelos proprietários e que no momento o número de jumentos apreendidos ainda é pequeno.

“Atualmente nós estamos com o índice pequeno de animais, como está na época do pessoal da zona Rural estar fazendo a retirada da palha de carnaúba, aí tem muita gente interessada em jumentos para fazer esse trabalho, o transporte das palhas”, disse.

De acordo Erismar Santiago, as famílias que se interessarem por um jumento, havendo animais disponíveis, podem devem procurar o órgão com os documentos pessoais e o comprovante de residência atualizado.

“Tendo o animal disponível no curral, a família chegando aqui necessitando de um, dois, quantos queira e a gente tendo a disponibilidade do animal, de imediato a gente faz a doação. Como eu disse, é doação, a pessoa não precisa pagar nada”, reiterou.

No ato da solicitação, o mesmo assina um termo de responsabilidade, no qual, o interessado se compromete, em caso de não necessitar mais do animal, a procurar a secretaria para fazer a devolução.

“Se porventura, a gente fizer a doação de um animal para uma determinada família e posteriormente, nós estivermos fazendo rondas e capturarmos esse animal e descobrimos que ele foi adotado, e depois solto pela pessoa que o adotou, essa pessoa está passiva de sofrer penalidades em lei”, explicou.

Fonte: Grande Picos

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco