De família simples -

Jovem piauiense sai da zona rural e percorre 6 países a trabalho; conheça

Muita gente sonha em ter um emprego e outros sonham em viajar e conhecer o mundo, mas Maria Consuelo Rodrigues Lima, de 30 anos, tem a oportunidade de fazer as duas coisas. Ela saiu da comunidade Retiro, próximo ao Alto do Meio, e hoje circula o mundo viajando a trabalho. As informações são do Portal de Olho.

Consuelo Rodrigues na Torre Eiffel, em Paris, na França.
Consuelo Rodrigues na Torre Eiffel, em Paris, na França.    Reprodução / Instagram

Consuelo é de família simples, da zona rural de Campo Maior, e nunca mediu esforços para tirar o próprio sustento e ajudar os pais. Quando surgiu a oportunidade para cuidar de uma criança e acompanhar uma família que tem o hábito de botar os pés na estrada, não pensou duas vezes e resolveu abraçar a causa.

Consuelo no Castelo da Disney, na Flórida, Estados Unidos.
Consuelo no Castelo da Disney, na Flórida, Estados Unidos.    Reprodução / Instagram

Através do ofício de babá, Consuelo teve chances de ter o que muita gente sonha, mas, seja por falta de dinheiro ou de tempo, ainda não pôde realizar: viajar pelo Brasil e pelo mundo conhecendo novas pessoas, novos costumes, novas culturas e adquirindo visão de mundo e conhecimento.

No Brasil, ela já esteve em capitais como o Rio de Janeiro, São Luís do Maranhão e Fortaleza. Teve a oportunidade de estar em praias bastante requisitadas como Carneiros e Porto de Galinhas,(Pernambuco), Jericoacoara (Ceará) e Maragogi (Alagoas). No exterior, já esteve em Buenos Aires (Argentina), Paris e Giverny (França), Amsterdã (Holanda), Bruges (Bélgica) e Orlando (Estados Unidos). Teve também a grande oportunidade de conhecer cidades do próprio Piauí (Teresina, Parnaíba, Luís Correia, Oeiras, São João do Piauí e Castelo do Piauí).

Consuelo às margens do Rio Sena, na França.
Consuelo às margens do Rio Sena, na França.    Reprodução / Instagram

Quando questionada sobre quais de todos esses lugares mais marcou a sua vida, Consuelo teve dificuldades em responder: “É uma pergunta difícil [risos], porque todas eles marcaram de uma forma ou outra, mas já que é pra apontar, eu escolho a praia de Maragogi, em Alagoas, e o Rio de Janeiro. Maragogi pela beleza da praia de águas azuis e cristalinas, e o Rio pelas paisagens tão conhecidas por todos: o Cristo Redentor, Copacabana, o Corcovado”, disse.

Consuelo em Amsterdã, na Holanda
Consuelo em Amsterdã, na Holanda    Reprodução / Instagram

Perguntamos em qual destes locais ela gostaria de voltar se tivesse uma nova oportunidade: “Estou atualmente em um passeio na Disney, nos Estados Unidos, e estou adorando. Se tiver uma nova oportunidade de voltar aqui um dia, eu voltaria”, respondeu.

Um dos grandes desafios de Consuelo pelo mundo é ter de se adaptar à língua de determinada região. Ela falou para a nossa equipe como é quando precisa viajar para um país que fala uma língua diferente do português: “Com todas essas viagens, eu aprendi algumas coisas, então eu sei o básico. Expressões como saudações, agradecimento eu sei falar, agora quando é preciso ouvir ou falar algo mais elaborado, os meus patrões me ajudam e funcionam como uma espécie de intérprete”, explicou.

Consuelo na Praia de Carneiros, em Tamandaré, Pernambuco.
Consuelo na Praia de Carneiros, em Tamandaré, Pernambuco.    Reprodução / Instagram

Apesar de já ter conhecido lugares conhecidos apenas por pessoas de elevado poder aquisitivo, Consuelo não perdeu as origens e faz questão de engrandecer a terra natal, a família e a pequena comunidade em que vive na zona rural: “Sou de família humilde, batalhei muito para conseguir as coisas que queria, nada  nunca foi fácil. Meus pais vivem no Retiro, zona rural de Campo Maior, e sempre que posso estou lá com eles, porque eu saí de lá, meus amigos são de lá, parte da minha vida está lá”, destacou.

Consuelo em passeio por praias brasileiras, no Nordeste.
Consuelo em passeio por praias brasileiras, no Nordeste.    Reprodução / Instagram
Lagoa do Paraíso, em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará.
Lagoa do Paraíso, em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará.    Reprodução / Instagram
Praia de Jericoacoara, no Ceará
Praia de Jericoacoara, no Ceará    Reprodução / Instagam
Consuelo prova que não esqueceu as origens e devora um prato de arroz com pequi, na comunidade em que vive, na zona rural de Campo Maior
Consuelo prova que não esqueceu as origens e devora um prato de arroz com pequi, na comunidade em que vive, na zona rural de Campo Maior    Reprodução / Instagram

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco