
Irã avisa que responderá a qualquer tentativa de barrar ofensiva contra Israel
O governo iraniano emitiu neste sábado (14/06) um duro alerta a países que possam intervir em suas ações militares contra Israel. Segundo autoridades de Teerã, qualquer nação que tente interceptar mísseis ou drones lançados pelo Irã poderá ser considerada alvo legítimo em futuras ofensivas.
A advertência foi direcionada, principalmente, aos Estados Unidos, Reino Unido e França, que, segundo fontes diplomáticas, teriam prestado apoio à defesa aérea israelense durante a recente retaliação iraniana. O Irã afirmou que bases militares desses países no Oriente Médio poderão ser atacadas caso continuem a intervir em favor de Israel.

O alerta foi dado após a intensificação das hostilidades entre os dois países. Na última sexta-feira (13/06), Israel lançou uma ofensiva aérea contra instalações nucleares e militares em território iraniano. Em resposta, Teerã lançou centenas de mísseis e drones em direção a alvos israelenses, provocando destruição localizada e vítimas civis.
O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, declarou que as ações de defesa de terceiros serão tratadas como “colaboração direta com o inimigo” e advertiu que a resposta iraniana poderá se expandir geograficamente.
A comunidade internacional acompanha com preocupação o aumento das tensões, que ameaça escalar para um conflito regional de grandes proporções. Organizações multilaterais pedem contenção e reabertura de canais diplomáticos.