Estimativa da Sisco -

Infraestrutura de fibra óptica da PPP Piauí Conectado irá possibilitar uso de IoT

A tecnologia capaz de conectar, controlar e possibilitar a interação entre aparelhos, pessoas e atividades é chamada de Internet das Coisas (IoT). Essa realidade já está presente no dia a dia de muitas pessoas, como nos relógios smartwatches ou em aplicativos de trânsito, por exemplo.

De acordo com estimativa da Cisco, até 2023, metade de todos os dispositivos do mundo em rede serão IoT. No entanto, a enorme quantidade de dispositivos conectados demanda uma sólida infraestrutura de rede, que garanta transmissão de dados com rapidez, qualidade e segurança.

No Piauí, a rede de fibra óptica que está sendo construída pelo Projeto de PPP Piauí Conectado deve popularizar ainda mais o uso de equipamentos inteligentes. “Ao mesmo tempo em que permite melhorar e ampliar os serviços públicos disponibilizados pelo Governo do Estado, a construção dessa rede, que terá mais de 11 mil km, vai possibilitar a utilização da IoT em larga escala”, aponta o diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva.

Através da parceria público-privada entre a Piauí Conectado e o Governo do Estado, por meio da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI) e da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), em breve a conexão por fibra óptica estará presente em 100% dos municípios piauienses, contemplando todos os órgãos da Administração Pública estadual. O projeto também inclui a instalação de pontos de Wi-Fi gratuitos em espaços públicos, para uso livre da população.

Capacitação em IoT

Em expansão por todo o mundo, o mercado de Internet das Coisas (IoT) carece de profissionais capacitados para se expandir no Brasil. Com o intuito de fomentar a geração de empregos no setor, a Piauí Conectado, através da Academia Cisco, oferece de forma gratuita o curso Introdução à Internet das Coisas. Os alunos poderão aprender o que é, como funciona e de que forma a IoT permite a transformação digital da sociedade.

Para ter acesso ao curso, basta acessar o site: www.piauiconectado.com.br/cursos e fazer sua inscrição.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco