Cooperado da Unimed Teresina -

Infectologista orienta sobre uso de máscaras caseiras

O Ministério da Saúde está orientando a população a fazer uso de máscaras de fabricação caseira, caso tenha necessidade de sair de casa. O infectologista Kelson Veras, médico cooperado da Unimed Teresina, explicou o porquê do uso dessas máscaras e quem deve utilizá-las. “A máscara não é para proteger quem está usando. Ela serve para proteger as outras pessoas de contrair o vírus por parte de quem está usando. Mesmo quem não apresenta sintoma de gripe deve utilizá-la quando precisar sair de casa, pois essa pessoa também pode estar infectada e transmitindo o vírus sem saber”, destacou.

Kelson Veras explicou ainda que a pessoa que estiver doente deve ter cuidado redobrado para o uso da máscara. “Para não correr o risco de contaminar pessoas sadias, quem estiver com sintomas de gripe deve utilizar a máscara quando precisar sair à rua ou ter contato com familiares. Lembrando que essas máscaras são de uso individual e devem ser lavadas diariamente. Não pode ser usada sem uma higiene adequada”, pontuou.

Outra questão importante destacada pelo médico foi o tipo de tecido utilizado na fabricação das máscaras. “Qualquer tipo de tecido com gramatura 30 serve para improvisar e confeccionar uma máscara.  Todos os tecidos podem segurar um pouco as gotículas de saliva que saem da boca da pessoa contaminada. Então não precisa ser nenhum tipo de tecido específico para atingir esse objetivo”.

Sobre os grupos de risco, Kelson Veras disse que o vírus tende a causar uma doença mais grave em idosos, portanto eles devem evitar ter contato com outras pessoas. “Como não é possível a gente saber quem está transmitindo ou não, pois embora a pessoa esteja se sentindo bem, ela já pode estar contaminada com o novo Coronavírus, é preciso que os idosos evitem contato com outras pessoas. Não estamos em tempos normais, o mundo mudou e a vida é outra agora”, comentou.

Fonte: Com informações da assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco