Liga Raul Lopes a P. Kennedy -

Implantação da Ulisses Marques está em fase de terraplanagem

A construção da Avenida Ulisses Marques, que teve sua obra iniciada e ligará as avenidas Raul Lopes e Presidente Kennedy, ambas na zona Leste da. A nova via terá 4,6 km de extensão e o investimento é R$ 20,64 milhões, contemplando, além da pavimentação asfáltica, calçadas, sinalização viária e intervenções de drenagem.

“Os serviços de terraplanagem deram o pontapé da obra”, contou o gerente de obras da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste, Angelo Cavalcante. “Com o auxílio das máquinas e o material composto por piçarra, estamos fazendo a terraplanagem, que é a primeira e uma importante fase da obra. Seremos ágeis e cumpriremos o cronograma de trabalho”, garantiu o engenheiro.

Com recursos do Ministério das Cidades e convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF), a construção da via foi inicialmente diagnosticada no Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU) da cidade, elaborado em 2007. A implantação da nova via capacita a Raul Lopes para ligações viárias importantes entre zonas da cidade.

De acordo com o superintendente da SDU Leste, João Pádua, aliado ao fator estruturante, há o fator turístico, já que a intervenção foi prevista também no Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável de Teresina. “A Raul Lopes está situada à beira rio, numa região caracterizada pela cultura de uso da margem ribeirinha para prática de esporte e lazer, além de proporcionar um novo acesso à rodovia PI 112, aos bairros Planalto, Morros, Satélite, Zoobotânico, Vale Quem Tem, Tabarajas e zona Norte, dentre outros”, explicou gestou.

Paulo Ferreira, que mora há mais de 40 anos na Ulisses Marques, é um dos moradores que está contente com o início dos serviços. “Eu minha família chegamos aqui praticamente na década de 80. Antigamente tudo aqui era mato, hoje, pelo o que estou vendo, vai ser uma das melhores avenidas de Teresina”, contou o morador.

De acordo com a Superintendência, a empresa responsável pela obra é a Construtora Getel Ltda. Ao todo, a obra terá prazo de execução de 12 meses. “Essa é uma via que terá grande impacto no tocante à mobilidade, portanto estamos contentes em iniciá-la. Ela é muito importante, principalmente porque dará mais opções de rotas para os motoristas e pedestres que trafegam na zona Leste e demais zonas”, disse Angelo.

“Além disso, a avenida vai impulsionar o processo de urbanização, melhorando também a segurança da comunidade local. Assim também como o acesso dos estudantes ao Centro Esportivo da UFPI”, lembrou o engenheiro.

Fonte: AsCom/ Semcom

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco