7,5 bilhões de anos -

Identificado aqui na Terra objeto mais antigo do que o Sol

Uma equipe de pesquisadores conseguiu datar partículas de poeira estelar contidas no interior de um meteorito, descobrindo que as suas idades rondam entre os 5 bilhões e os 7,5 bilhões de anos, o que significa que o pozinho é inclusive mais “velho” do que o nosso Sol! As informações são do Tecmundo.

A “cápsula do tempo cósmica” contendo o material é conhecida como Meteorito Murchinson, uma rocha espacial que caiu na Austrália no finalzinho nos anos 60, mas que teve que aguardar décadas até que novas tecnologias e técnicas de pesquisa fossem desenvolvidas para que seu valioso conteúdo pudesse ser devidamente analisado e datado.

Mais "velho" que o Sol

Segundo explicaram os cientistas, a poeira estelar encontrada no interior do meteorito é proveniente de estrelas bem mais antigas do que o nosso Sol, que se formou há cerca de 4,6 bilhões de anos e que explodiram, lançando partículas pelos cosmos. E como é que os pesquisadores conseguiram datar o pó e concluir que os grãozinhos são provenientes de corpos celestes tão “idosos”?

Primeiro, o time teve que obter as amostras e, para isso, pulverizaram fragmentos do meteorito. Depois, os pesquisadores usaram um ácido para dissolver os pedacinhos de rocha misturados ao pó estelar, uma mistura que resultou em uma pasta fedorenta que, de acordo com os cientistas, tinha cheiro parecido ao de pasta de amendoim podre. Por fim, um ácido foi adicionado à mistura e tudo foi processado até que restassem apenas os grãozinhos que interessavam.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco