-

IBITU Energia e Governo do Piauí lançam obras do complexo solar Caldeirão Grande 2

A IBITU Energia e o Governo do Piauí realizam nesta sexta-feira (14/01) o lançamento das obras do complexo solar Caldeirão Grande 2. Na oportunidade, haverá a captação de novos fornecedores para auxiliar a IBITU Energia na construção do seu novo complexo solar, nas áreas de atuação necessária para este empreendimento.

O encontro reuniu empresários da região, que futuramente podem ser fornecedores para empresa IBITU Energia, além da presença do presidente da IBITU, Gustavo Ribeiro, do governador do estado, Wellington Dias, do secretário de Fazenda Rafaell Fontelles, parlamentares, secretários estaduais, prefeitos das cidades de Caldeirão Grande do Piauí, Marcolândia, Fronteiras, Simões e Caridade do Piauí, além de vereadores e secretários municipais.

"Os investimentos são importantes para Caldeirão Grande, para o Piauí, para o Nordeste e para o Brasil", disse o governador Wellington Dias sobre a importância do complexo para a região.

O evento teve início às 9h30 desta sexta-feira (14/01) na subestação da empresa IBITU que fica localizada na Serra da Batinga e teve continuidade na quadra poliesportiva da Unidade Escolar Senador Dirceu Mendes Arcoverde.

O público pôde participar do evento, mas o acesso foi limitado devido as restrições para evitar contágio da Covid-19. Durante o evento também foi realizada a checagem vacinal e medida a temperatura do público.

A organização do evento foi realizada pela equipe do Galaxy Projetos Especiais que compõe o Grupo Eugênio.

A IBITU é uma das maiores empresas de geração e comercialização de energia renovável do Brasil e já possui parques eólicos instalados no Piauí. A empresa pretende aumentar a capacidade instalada de forma significativa.

Durante o evento foi servido um coffee-break para os empresários e autoridades políticas presentes.

Sobre o empreendimento
O complexo Caldeirão Grande 2 fica localizado numa área de 430 hectares na Serra da batinga e a capacidade instalada é de 213W, equivalente ao consumo de mais de 280 mil brasileiras. 

Veja mais dados:

  • Contará com 7 usinas solares;
  • Previsão de encerramento: janeiro 2023;
  • Próximas etapas da obra: mobilização da empreiteira; supressão vegetal da área; construção de acesso internos; cravação das estacas; montagem eletromecânica; comissionamento e operação.;
  • Empregos gerados: em torno de 900 empregos diretos e indiretos
  • Ainda não está sendo feito o recrutamento de trabalhadores para a obra. Em breve haverá uma célula do Sine (Sistema Nacional de Emprego) da cidade de Caldeirão Grande do Piauí, e assim que tivermos a previsão de data, a prefeitura vai compartilhar com todos;
  • Capacidade total do projeto, considerando todas as fases futuras (CG3, CG4 e CG5): 763MW;
  • Investimento total em Caldeirão Grande 2: em torno de R$ 767 milhões;
  • Investimento destinado a projetos sociais no estado: 0,5% do investimento
  •  (aproximadamente R$3,7MM).  

Confira mais fotos do evento:

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco